As movimentações do final de semana fizeram com que Tubarão chegasse à marca de nove pré-candidaturas majoritárias lançadas por seus partidos. São oito homens e uma única mulher - Maristela Francisco (PT), oficializada pela Federação Brasil da Esperança (PT/ PCdoB/ PV) no sábado (15).
A pré-candidata a prefeita é policial civil desde 1993 e evangélica, além de ser uma das mais antigas filiadas ao PT no município. Maristela nunca concorreu a um cargo eletivo. É licenciada em Filosofia, mestra em Ciências da Linguagem (Análise do Discurso) e doutoranda em Ciências da Linguagem (término previsto para novembro de 2024).
Conforme estabelece o Calendário Eleitoral das Eleições 2024 (Resolução TSE nº 23.738/2024), os partidos e as federações poderão realizar convenções entre os dias 20 de julho e 5 de agosto deste ano. Todavia, esses encontros diferem das convenções partidárias de caráter não eleitoral, que podem ocorrer a qualquer tempo.
Na última semana foram lançados dois pré-candidatos de partidos menos expressivos: Jorge Eduardo da Silva (PRTB) e Alexandre Lopes (Solidariedade).
Eles se somam a outros seis nomes já apontados anteriormente: Deka May (União Brasil), Estêner Soratto (PL), Jean Abreu Machado (PP), Denis Matiola (PSD), Carlos Stüpp (Federação PSDB/ Cidadania) e Jair Tártari (MDB).
Lista completa de pré-candidatos em ordem alfabética:
- Alexandre Lopes (Solidariedade)
- Carlos Stüpp (Federação PSDB/ Cidadania)
- Deka May (União Brasil)
- Denis Matiola (PSD)
- Estêner Soratto (PL)
- Jair Tártari (MDB)
- Jean Abreu Machado (PP)
- Jorge Eduardo da Silva (PRTB)
- Maristela Francisco (Federação Brasil da Esperança - PT/ PCdoB/ PV).