Garopaba, no Litoral Sul de Santa Catarina, registrou 399.1 milímetros de precipitação nos últimos quatro dias. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a cidade está em alerta.
Ruas e residências alagadas em Garopaba
Os principais danos em Garopaba foram ruas e residências com alagamentos, algumas inundações, além de deslizamentos de pedras, terra e buracos formados devido ao acúmulo de chuvas. A Defesa Civil informou que não há vítimas fatais, mas prejuízos materiais. Com o alto volume de precipitação, a Prefeitura de Garopaba informou que, na segunda-feira (15), algumas atividades foram suspensas na cidade. Entre elas, as aulas nas redes municipal e estadual, assim como, o transporte escolar. As escolas estaduais, no entanto, suspenderam as aulas apenas no período da manhã. A gestão recomendou que, caso haja dúvida, os pais e familiares dos estudantes devem entrar em contato com a equipe de direção da instituição escolar.
Atenção aos serviços de saúde
Com relação aos serviços de saúde, o Garopaba Pronto Atendimento 24h, que foi afetado pelas chuvas, não teve danos que comprometam o fluxo de pacientes e de consultas. Com isso, todos os serviços essenciais foram mantidos na segunda-feira. A única exceção foi com relação ao transporte de saúde, que está suspenso no sentido Norte, em direção a Florianópolis, por conta da interdição do trânsito no Morro dos Cavalos, em Palhoça. Na manhã de segunda, a Arteris Litoral Sul, responsável pelo trecho, informou que não há prazo para liberação. A Defesa Civil ainda informa que, para os casos de resgate, é necessário ligar para o Corpo de Bombeiros, no 193. Para quem precisar de alojamento ou comunicar situações de risco com infraestrutura, a orientação é entrar em contato pelo (48) 3254-8199 ou Instagram. por meio do @governodegaropaba.