A polarização política é uma marca das eleições de 2024 em todo o Brasil. Em Imbituba, um vereador poderá falar sobre o assunto em uma condição privilegiada: Eduardo Faustina disputará uma cadeira no Legislativo pelo PL, oito anos depois de conquistar seu primeiro mandato pelo PT.
Eduardo foi eleito em 2016, junto ao prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior, à época também do PT. Durante o mandato, porém, ambos trocaram de sigla. Rosenvaldo se manteve à esquerda e foi para o PSB e obteve a reeleição em 2020. Eudardo, por sua vez, deu um passo à direita e disputou o pleito pelo PP, também com sucesso.
Nesta sexta-feira (5), último diua da janela para transferência de vereadores, Eduardo foi um dos três vereadores anunciados pelo partido do governador Jorginho Mello, que viu sua bancada saltar de duas para cinco cadeiras.
Também foram anunciados o presidente da Câmara, Deivid Rafael Aquino (ex-MDB), e o vice-presidente Rafael Mello (ex-Podemos). A sigla ainda tem Jesiel Oliveira e Michel Nunes Peninha, pré-candidato a prefeito.