O HC conversou com o Secretário de Meio Ambiente, Júlio César Ângelo Rodrigues (Kuriskinho), que comentou sobre sua decisão e os resultados alcançados durante sua gestão, que iniciou em setembro de 2023. Confira:
Para começo de conversa, antes do balanço propriamente dito, Kuriskinho agradece à equipe que o acompanhou durante a gestão. "Hoje inicio uma nova etapa na minha trajetória, e por isso, venho agradecer a toda equipe maravilhosa que temos na FUNAT, são pessoas que se dedicam dia a dia para sempre fazer o melhor", diz o ex-presidente da fundação. "Enfrentamos muitos desafios, alguns até injustos, visto todo o trabalho e empenho que temos, mas juntos conseguimos superar.
Não conseguimos alcançar todos os objetivos almejados, mas sem dúvidas, conquistamos muito".
Para que a população tenha uma ampla visão, Kuriskinho enumera alguns dos trabalhos realizados durante seu tempo de gestão. "Foram diversos mutirões de limpeza da beira-rio, instalação de coletores de pilhas, óleo de cozinha e lixo eletrônicos na Funat, para que não sejam descartados irregularmente. Bosque da Memória, plantio de árvores nativas em diversos pontos da cidade, dentre tantos outros trabalhos", destaca.
Já no que diz respeito ao Bem-Estar Animal, que é uma das atribuições da FUNAT, dentre tantas outras, essas foram as conquistas:
- de 2021 a fevereiro de 2024: 1.555 castrações + microchipagens em mutirões de castração;
- 2023 e fev/2024: 237 castrações (a maioria emergenciais) em clínicas conveniadas;
- 2023 e fev/2024: 874 atendimentos emergenciais em clínica conveniada;
- 2023 e fev/2024: 680 atendimentos em domicílio/rua pela veterinária da Funat;
- 2023 e fev/2024: 94 atendimentos em convênio com a Unisul.
Por fim, também agradece à prefeitura pelo espaço fornecido. "Mais uma vez, agradeço a equipe da Funat, que esteve comigo até hoje e abraçou todas as causas e também, pela prefeitura por toda a estrutura oferecida".