Restando pouco mais de duas semanas para o fim do prazo de filiações para quem pretende disputar as eleições deste ano, o cenário de Tubarão foi impactado pela notícia de que alilados estariam estimulando o ex-prefeito Carlos Stüpp (PSDB) a disputar o pleito.
O movimento se deu após a saída do vereador Denis Matiola, cotado para a majoritária, que se filiou ao PSD. A indicação de Stüpp contaria com uma articulação junto ao MDB e seria também uma forma de fortalecer a chapa tucana de pré-candidatos a vereador.
Carlos José Stüpp tem 63 anos e nasceu em São Martinho. Presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão de 1991 a 1992; a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL) de Santa Catarina de 1993 a 1995; e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) de 1997 a 2000.
Foi eleito prefeito de Tubarão em 2000, à época superando a candidatura à reeleição do então prefeito Genésio Goulart (MDB). Foi reeleito em 2004 e, quatro anos mais tarde, conseguiu emplacar seu sucessor: Manoel Bertoncini (PSDB), que faleceu em 2012, em decorrência de um câncer de pulmão.
Disputou também, sem sucesso, as eleições de 1996, 2012 e 2016 - esta última em aliança com o MDB, que indicou João Marcelo Fretta Zappelini como vice. Atualmente, Stüpp exerce a função de coordenador de Orçamento Estadual da Assembleia Legislativa.