O juiz Ricardo Roesler, desembargador do Tribunal de Justiça de SC, concedeu no fim da tarde desta terça-feira, 12, uma liminar que garantiu o retorno de Laênio da Silva (MDB) à Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça. O parlamentar havia sido afastado do cargo na semana passada, após operação da Polícia Civil, que investiga possíveis crimes de corrupção ocorridos no parlamento fumacense.
REVIRAVOLTA
O suplente, Geraldo Olivo Marques (MDB), iria assumir a vaga na sessão de hoje, mas por conta da decisão, o fato não ocorreu. Desta forma, Silva volta aos trabalhos depois de ficar oito dias afastado por conta das investigações que apuram suposto desvio de verbas públicas para seu benefício. Segundo as apurações, que tiveram início em outubro de 2023, há indícios de desvio de verba pública em benefício de particulares, assim como de servidores efetivos da Câmara.
Em dezembro do ano passado, 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Na ocasião, a polícia coletou diversos elementos que corroboraram com as diligências iniciais. Os agentes apuraram a simulação de um contrato de prestação de serviço para permitir o desvio da verba pública e, por consequência, o rateio da vantagem indevida entre os investigados, no caso, além do vereador (que era presidente da Casa na época), são suspeitos um funcionário do setor de compras e um assessor jurídico, que seguem afastados.
Por: Maíra Rabassa