noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Política

STF inicia nesta quinta-feira julgamento que contesta o mandato de Soratto

Há uma possibilidade de a inconstitucionalidade ser acolhida, mas apenas para as eleições futuras

Publicada em 08/02/24 às 21:20h - 20 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia STF inicia nesta quinta-feira julgamento que contesta o mandato de Soratto  Compartilhar a noticia STF inicia nesta quinta-feira julgamento que contesta o mandato de Soratto  Compartilhar a noticia STF inicia nesta quinta-feira julgamento que contesta o mandato de Soratto

Link da Notícia:

STF inicia nesta quinta-feira julgamento que contesta o mandato de Soratto
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

O Supremo Tribunal Federal inicia nesta quinta-feira (8) o julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que contesta a legalidade da Lei nº 14.211/21. Trata-se de um tema que versa sobre o complexo cálculo do sistema eleitoral e que pode culminar com a perda de mandato de dois deputados federais e três deputados estaduais – entre eles Soratto (PL). A legislação eleitoral inseriu em 2005 a exigência de que um candidato tivesse votação individual mínima de 10% do quociente eleitoral para ser considerado eleito. A intenção foi evitar o chamado “Efeito Tiririca”, que fazia com que um candidato super votado garantisse a eleição de candidatos com votações inexpressivas. A Lei nº 14.211/21 passou a prever a exigência de 20% nos casos de disputas das “sobras” – as vagas calculadas após as distribuições pelo quociente eleitoral. Essa criação de percentuais diversos é que está em debate. Há uma possibilidade de a tese da inconstitucionalidade ser acolhida, mas com validade apenas para as disputas futuras. Se ela valer para eleição de 2022, as mudanças em Santa Catarina seriam as seguintes:

- Os deputados federais Zé Trovão (PL) e Rafael Pezenti (MDB) seriam substituídos por Silvio Dreveck (PP) e Ricardo Alba (União).

- Os deputados estaduais Rodrigo Minotto (PDT), Lucas Melo (Podemos) e Soratto (PL) seriam substituídos por Juliano Campos (PSB), Professora Vanessa (PT) e Dr. Jonas (Patriota).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 243825
Usuários Online: 3326
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!