O deputado estadual Mário Motta (PSD) lançou um programa inédito para a capacitação de candidatos a vereador e prefeito de todas as regiões de Santa Catarina, formulado por especialistas em políticas públicas e em campanhas eleitorais. Batizado de Academia Limpe, o processo envolve etapas como aulas com especialistas de diversas áreas e conta com apoio de instituições como Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina, Defesa Civil e outros. Segundo o deputado, o processo seletivo do Academia Limpe será realizado em seis etapas: 1. Análise de currículo - O interessado deve enviar o currículo, em formato PDF, e um vídeo - de até cinco minutos - contando sua trajetória e o porquê quer entrar ou continuar na política, para o email candidatos@academialimpe.com.br. O vídeo precisa estar não listado no YouTube. 2. Prova de conhecimentos gerais e específicos - A prova, via transmissão ao vivo, com cada um dos candidatos, abordará questões sobre conhecimentos gerais e políticos.
3. Redação - A análise desta etapa levará em consideração a capacidade de síntese e raciocínio crítico do interessado.
4. Aulas com especialistas em diversas áreas - Conteúdo exclusivo com profissionais de instituições como Ministério Público de Santa Catarina, setor privado, Fiesc, Sebrae, entre outros.
5. Apresentação de trabalho final - Depois de feitas todas as aulas, a conclusão tem que ser apresentada para, no mínimo trinta pessoas, na sala do Zoom.
6. Após estas fases, a comissão de avaliadores irá analisar o histórico dos candidatos dentro da Academia Limpe e fará uma seleção para as finais democráticas.
Se houver mais de um selecionado na mesma cidade, cada candidato deverá realizar uma gincana social para o levantamento de mantimentos para entidades cadastradas. A ação valerá três por cento de bonificação para o vencedor da prova. Por fim, será feita votação popular por meio do site www.academialimpe.com.br.