O ano da eleição municipal já começou agitado nos bastidores de Tubarão. Duas pré-candidaturas mostraram as garras e começaram a revelar as suas articulações: a primeira liderada pelo prefeito recém-empossado Jairo Cascaes (PSD); a segunda pelo deputado estadual Estêner Soratto (PL).
Se a disputa entre Jairo e Soratto se confirmar, ela antecipará um duelo que está sendo projetado para 2026 no governo do Estado entre PSD e PL.
Jairo governa a cidade com uma aliança ampla, que inclui até mesmo o PL de Soratto. No entanto, tem como parceiro de primeira hora o União Brasil, partido próximo ao PSD no campo estadual. Provavelmente seria do União a indicação de um eventual vice nessa chapa - embora o PP, do atual vice-prefeito Moisés Nunes, também seja uma possibilidade.
Soratto, por sua vez, tem a possibilidade de dialogar com o MDB caso se oponha à chapa governista. Nesse cenário, provavelmente partiria do tradicional partido a indicação da vice na chapa.
Terceira via
As possibilidades de construção de uma candidatura de terceira via, neste cenário, hoje parecem restritas ao PT, que tem os nomes do ex-prefeito Olavio Falchetti, do ex-vereador Professor Paulão e do advogado Matusalém dos Santos como alternativas.