Eleito prefeito de Tubarão na eleição indireta de segunda-feira (7), Jairo Cascaes (PSD) protagonizou um momento emocionado na sessão em que acabou escolhido por dois terços dos vereadores da cidade. Ele abriu os dez minutos que teve para defender sua candidatura fazendo um desabafo em nome da sua família.
"Pensando em tudo o que a gente passou nesses últimos dias. Pelas maldades, pela difamação. Pelo sofrimento que este momento, que não deveria ser dessa forma, causa aos nossos familiares. A covardia. A insensatez tomou conta de parte das pessoas. Covardia que atinge a família", destacou.
Nos dias que antecederam a votação, uma série de vídeos apócrifos circularam nas redes sociais fazendo insinuações sem provas contra Jairo, que já era tido como favorito na disputa contra José Luiz Tancredo (MDB). O placar foi de 10 x 5.
Jairo dos Passos Cascaes tem 62 anos e iniciou sua trajetória no município nos anos 1970, quando trabalhou na Câmara de Vereadores como office boy. Na mesma função atuou na prefeitura na gestão do prefeito Paulinho May. Passou em um concurso público e se tornou escriturário. Hoje está aposentado.
Na prefeitura foi ainda caixa, tesoureiro, diretor de departamento, secretário-adjunto, assessor especial e secretário de Finanças e de Gestão. Assumiu a prefeitura interinamente em duas oportunidades: em 2015 e 2019.