O município de Tubarão vive a inesperada expectativa de conhecer o seu próximo prefeito. Publicado na quarta-feira (19), o edital prevê que o escolhido na votação do dia 7 de agosto tomará posse logo após a proclamação do resultado e terá pouco menos de um ano e meio de mandato. Isso porque os escolhidos para ocupar os postos de prefeito e vice-prefeito apenas completarão o mandato até 31 de dezembro de 2024 de Joares Ponticelli (PP) e Caio Tokarski (União), que são réus em ações decorrentes da Operação Mensageiro e renunciaram aos mandatos originais. Dos atuais vereadores, quatro já exerceram interinamente a chefia do Poder Executivo. Em todos os casos, eram presidentes da Câmara de Vereadores.
José Luiz Tancredo
À época filiado ao PP, assumiu em 2005 com a licença do prefeito Carlos Stüpp (PSDB) e do vice-prefeito Ângelo Zaboti (PP).
Maurício da Silva
À época filiado ao PMDB, assumiu em 2006 com a licença do prefeito Carlos Stüpp (PSDB) e do vice-prefeito Ângelo Zaboti (PP).
Jairo Cascaes
Já filiado ao PSD, assumiu em duas oportunidades: em 2015, com a licença do prefeito Olavio Falchetti (PT) e do vice-prefeito Akilson Ruano Machado (PT); e em 2019, com a licença do prefeito Joares Ponticelli (PP) e do vice-prefeito Caio Tokarski (PSD).
Nilton de Campos
Já filiado ao PSD, assumiu em 2021 com a licença do prefeito Joares Ponticelli (PP) e do vice-prefeito Caio Tokarski (PSD).