noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Geral

Consumidores vão encerrar o ano com uma boa notícia na conta de luz

A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional

Publicada em 02/12/24 às 20:48h - 15 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Consumidores vão encerrar o ano com uma boa notícia na conta de luz  Compartilhar a noticia Consumidores vão encerrar o ano com uma boa notícia na conta de luz  Compartilhar a noticia Consumidores vão encerrar o ano com uma boa notícia na conta de luz

Link da Notícia:

Consumidores vão encerrar o ano com uma boa notícia na conta de luz
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

Os consumidores vão encerrar o ano com uma boa notícia na conta de luz: a bandeira tarifária de dezembro será verde. Isso significa que não haverá cobrança extra, aliviando o orçamento e deixando a energia mais barata para as famílias. Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), após a vigência da bandeira amarela em novembro, a melhora das condições de geração de energia no país permitiu a mudança para a verde em dezembro. Sendo assim, não é mais cobrado o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos, na conta de luz. A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional. Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos. Sobre o anúncio, o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou que “o sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática de o setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia”. A bandeira da conta de luz ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, vermelha, patamar 2, em outubro, e amarela em novembro. Com as bandeiras tarifárias, sistema criado pela ANEEL em 2015, o consumidor ganha um papel mais ativo na gestão do consumo de energia elétrica, ao conhecer previamente as condições e o custo de geração no país. O sistema reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas. om as bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas. Mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com bons hábitos de consumo que evitam desperdícios e contribuem para a sustentabilidade do setor elétrico. Com o acionamento da bandeira amarela, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica é fundamental. A orientação é para utilizar a energia de forma consciente.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 275243
Usuários Online: 12
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!