noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Geral

Morro da Fumaça: Escola está entre as finalistas do Prêmio Lume de Educação

Premiação reconhece escolas de referência na rede pública municipal de Santa Catarina

Publicada em 21/11/24 às 16:57h - 7 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Morro da Fumaça: Escola está entre as finalistas do Prêmio Lume de Educação  Compartilhar a noticia Morro da Fumaça: Escola está entre as finalistas do Prêmio Lume de Educação  Compartilhar a noticia Morro da Fumaça: Escola está entre as finalistas do Prêmio Lume de Educação

Link da Notícia:

Morro da Fumaça: Escola está entre as finalistas do Prêmio Lume de Educação
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

Idealizada pelo Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, formado pelo Acordo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), o Ministério Público junto ao TCE/SC e o Ministério Público de Santa Catarina, a premiação tem como objetivo identificar, reconhecer e premiar as escolas de maior destaque da rede pública municipal do estado, com foco na qualidade educacional e infraestrutura. “Este reconhecimento é motivo de grande satisfação é a consolidação de um esforço conjunto, que inclui o Governo Municipal, a Secretaria de Educação, a direção escolar e todos os profissionais que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem”, destaca a secretária de Educação, Greicy Zaccaron. A Escola Vicente Guollo, atualmente, vem passando por uma grande transformação. Com um investimento de R$ 7 milhões, a unidade de ensino, localizada no bairro Naspolini, recebeu diversas melhorias estruturais. Em fevereiro de 2024, a antiga sede foi demolida e um complexo educacional vem sendo erguido no local. A primeira fase da obra, construída ao lado do antigo imóvel, foi inaugurada no início deste ano, proporcionando mais conforto e qualidade para, aproximadamente, 450 alunos que frequentam a escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II. Quando concluída, a nova escola terá uma área total de 2.500 m² e contará com quatro pavimentos. O novo complexo terá 13 salas de aula, biblioteca, sala de especialistas, laboratórios, banheiros, área recreativa coberta, além de um parque infantil que será aberto à comunidade. Conforme o prefeito, Agenor Coral, a escola está sendo construída com o objetivo de atender à crescente demanda de alunos e garantir um ambiente mais moderno e adequado às necessidades educacionais da atualidade. “Essa é a segunda escola do município que conseguimos revitalizar completamente, contribuindo para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem. Vale ressaltar que todas as unidades de ensino de Morro da Fumaça passaram por reformas e melhorias durante a nossa gestão”, afirma o gestor.

Município é finalista pela segunda vez consecutiva

Esta é a segunda vez que uma unidade de ensino do município é finalista do prêmio. Em 2023, a Escola Biázio Maragno, figurou entre as dez finalistas. Além dos diferenciais no processo de aprendizagem, o complexo educacional conta com edificação considerada de referência para o ensino. São dez salas de aula, sala de leitura, sala multiuso, quadra esportiva, área recreativa, entre outros espaços, que fazem o diferencial na rotina de mais de 300 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O projeto foi consolidado em 2021, após investimento de R$ 1.6 milhão de recursos próprios realizado pelo Governo Municipal. 

Critérios para disputar o título de Escola Referência

Para ser considerada, a escola precisou atender a critérios exigentes do Indicador de Qualidade das Escolas de Santa Catarina (IQESC), que é calculado com base em dados de proficiência, gestão escolar, formação e condições de trabalho dos profissionais, infraestrutura, além de indicadores socioeconômicos e de permanência escolar. A qualificação das finalistas é feita a partir da análise de indicadores não observados diretamente, como a qualidade do ambiente escolar, a relação entre professores e alunos, a execução da proposta pedagógica e a infraestrutura física da escola. Após essa análise, as escolas passam por uma validação que inclui questionários e entrevistas conduzidas por uma comissão de avaliação especializada. “Estar entre as dez melhores escolas da Mesorregião Sul é uma alegria imensa. Esse reconhecimento é o reflexo do trabalho dedicado por todos os envolvidos na educação de Morro da Fumaça”, celebra o vice-prefeito e prefeito eleito, Eduardo Sartor Guollo. A diretora da Escola Vicente Guollo, Andresa Rufino Kuntz, expressou seu orgulho pela conquista: “Receber esse reconhecimento é motivo de grande satisfação para toda a equipe escolar. O prêmio é resultado do empenho de cada professor e funcionário da escola, e nos estimula a seguir buscando sempre mais qualidade no ensino”. A entrega do Prêmio Lume ocorreu nesta terça-feira, dia 19, em uma solenidade organizada pela Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis. Durante o evento, as escolas vencedoras de cada mesorregião receberam um certificado de reconhecimento e uma placa comemorativa. As escolas classificadas para a etapa de validação também foram premiadas com certificado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 255529
Usuários Online: 83
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!