Nos dias 14 e 15 de novembro, o Instituto Cultural Anita Garibaldi promove a Cavalgada da República Catarinense, um evento que celebra a memória da República proclamada em Santa Catarina em 22 de julho de 1839 e dissolvida em 15 de novembro do mesmo ano. A cavalgada reunirá cerca de 40 cavaleiros de cidades como Brusque, Blumenau, Gaspar, São Ludgero, Braço do Norte, Orleans, Laguna e Tubarão.
O trajeto começa no Camacho, em Jaguaruna, local estratégico onde Giuseppe Garibaldi entrou com seu navio Seival para conquistar Laguna e onde a tropa republicana, junto a Anita, permaneceu acampada após a derrota em 15 de novembro. No percurso, os cavaleiros passarão pelo centro histórico de Laguna, onde pernoitarão, e seguirão no dia seguinte em direção à Praia do Gi e à Pedra do Frade, rumo à Roça Grande, em Imbituba – palco da Batalha da Enseada de Imbituba, em que Anita se destacou.
Além de homenagear a República Catarinense, o Instituto Cultural Anita Garibaldi visa fortalecer o turismo, valorizar a cultura e preservar a história da cidade de Anita Garibaldi, conhecida como a Heroína dos Dois Mundos.