A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) enviou uma sugestão à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para avaliar a viabilidade de incluir a construção do túnel do Morro dos Cavalos nas obras propostas na revisão quinquenal da concessão do trecho Sul da BR-101.
Atualmente sob concessão da Arteris Litoral Sul, a região do Morro dos Cavalos é considerada um ponto crítico para a eficiência da rodovia, apresentando riscos de acidentes e deslizamentos de encostas. A proposta da Fiesc é que a CCR Via Costeira, concessionária do trecho Sul, execute a obra e seja remunerada por isso. Essa estratégia é respaldada pelo fato de que o pedágio sob a administração da CCR é inferior ao da BR-101 Norte, e a extensão do prazo de concessão possibilita a diluição do investimento ao longo do tempo.
A Fiesc enfatizou a urgência em resolver os entraves que afetam a eficiência da BR-101, ressaltando que já existe um projeto e licença de instalação aprovados para a obra. O custo estimado para a construção do túnel gira em torno de R$ 1 bilhão.
O ofício foi enviado à ANTT em Brasília e à regional em Santa Catarina, e também será apresentado ao Grupo Paritário de Trabalho que analisa a revisão quinquenal do contrato da CCR Via Costeira.