O barulho que ecoou pela região é resultante de detonações de rochas que estão sendo feitas para a instalação do novo parque fabril da Cooperativa Agropecuária de Tubarão (Copagro), na área localizada no bairro São Cristóvão.
A empresa responsável pela obra executou detonações de rochas próximo ao meio-dia. A ação chegou a afetar os alimentadores da Cooperativa de Eletrificação Rural (Coorsel) no bairro São Cristóvão, interrompendo o fornecimento para consumidores de Tubarão, Treze de Maio e o bairro São João, em Pedras Grandes.
De acordo com o presidente da Copagro, Dionísio Bressan, as detonações estão sendo feitas a cada 15 dias pela empresa Hexa, especialista neste tipo de serviço, e que também executa as detonações de rochas às margens da BR-101, em Capivari de Baixo, para a CCR ViaCosteira.
Dionísio destaca que toda a legislação está sendo cumprida e ontem, devido ao calor e falta de vento, a propagação do som se ampliou, causando certo desconforto sonoro. O presidente da Copagro informa que a obra terá ainda cerca de seis etapas com novas detonações quinzenais.