noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Geral

O mundo comemora os 35 anos de sucesso do voto eletrônico brasileiro

Publicada em 29/08/24 às 18:39h - 31 visualizações

Por: Gian Pietro Bontempi - Jornalista Italiano Independente, (Correspondente do Jornal Italiano -Il Piave -In Itália e nel mondo).


Compartilhe
Compartilhar a noticia O mundo comemora os 35 anos de sucesso do voto eletrônico brasileiro  Compartilhar a noticia O mundo comemora os 35 anos de sucesso do voto eletrônico brasileiro  Compartilhar a noticia O mundo comemora os 35 anos de sucesso do voto eletrônico brasileiro

Link da Notícia:

O mundo comemora os 35 anos de sucesso do voto eletrônico brasileiro
 (Foto: ARQUIVO REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

A evolução da tecnologia informática, a necessidade de controle de uma correta expressão eleitoral, inclusive a necessidade de simplificar as eleições e as apurações dos votos, levaram o Desembargador Carlos Prudêncio a inventar o sistema do voto eletrônico. A cidade de Brusque em Santa Catarina, onde o Desembargador morava e mora atualmente, teve o mérito de ser considerada o berço desse sistema inovador. Era o ano de 1989 e a cidade de Brusque foi pioneira na primeira votação com o sistema eletrônico, logo adotado em todo o território nacional. O sistema foi usado em Brusque ao longo de 5 eleições, até 1994 e recebendo contínuas aprimorações, em sintonia com o progresso da tecnologia informática. A partir do ano 1996 o sistema brusquense da votação eletrônica foi adotado pelo Tribunal Superior eleitoral -TSE que o aplicou no território nacional e até a presente atualização, revela   perfeita eficiência.  Após ásperas discussões sobre o voto impresso e o voto eletrônico, o novo sistema tecnológico se demonstrou muito mais eficaz e seguro. Segundo o - Instituto para Democracia e Assistência Eleitoral Internacional (Idea) – uma Organização Intergovernamental que apoia democracias sustentáveis em todo o mundo, que conta com 34 países-membros, como Suíça, Portugal, Noruega, Austrália e Canadá, além do Brasil, o voto eletrônico é adotado por pelo menos em 46 nações. Prova disso, é que o sistema de votação brasileiro é prático e eficiente. A democracia se reflete no respeito das normativas constitucionais e no correto plebiscito popular, ou seja, nas votações públicas, objeto de observação sistemática por parte dos Órgãos da Justiça. A contribuição do Desembargador Prudêncio, com a invenção do voto eletrônico, foi determinante na atuação da justiça eleitoral e na preservação dos princípios democráticos. Isso credencia a cidade de Brusque, em Santa Catarina, como o municipio “Berço do Voto Eletrônico do Brasil” que este ano completará 35 anos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo: