noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Geral

Deputado pede providências para recuperação da Lagoa do Óleo

Danos ambientais são causados há quase três décadas em bairro de Capivari de Baixo

Publicada em 09/08/24 às 10:50h - 40 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Deputado pede providências para recuperação da Lagoa do Óleo  Compartilhar a noticia Deputado pede providências para recuperação da Lagoa do Óleo  Compartilhar a noticia Deputado pede providências para recuperação da Lagoa do Óleo

Link da Notícia:

Deputado pede providências para recuperação da Lagoa do Óleo
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )
O Deputado Estadual Estêner Soratto (PL) apresentou uma importante indicação à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, pedindo providências imediatas para a recuperação da área conhecida como Lagoa do Óleo. Esta área, localizada no bairro Ilhotinha, em Capivari de Baixo, é um grande depósito de borra de óleo que tem causado danos ambientais significativos há quase três décadas. A indicação foi enviada ao Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde.

O Deputado ressalta a necessidade de uma ação rápida para evitar uma possível catástrofe ambiental e reforça a importância de garantir que a recuperação da área seja realizada com urgência e eficiência. "É fundamental que o Estado e a empresa responsável adotem as medidas necessárias para resolver essa grave situação ambiental e proteger a saúde das pessoas e o meio ambiente”, afirma Soratto, sugerindo ainda buscar recursos no Fundo de Bens Lesados do Ministério Público. Um dos tanques tem o tamanho de um campo de futebol suíço.

A indicação do Deputado destaca a urgência de medidas para mitigar os impactos ambientais desse passivo, que inclui o isolamento da área, a instalação de placas informativas, e a implementação de controle geotécnico e medidas de engenharia para prevenir riscos. Além disso, solicita a elaboração e implantação de um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), que deve ser concluído em dois anos. O "Lago de Óleo" foi objeto de uma sentença judicial em junho de 2022, que determinou diversas ações para a recuperação da área e a proteção das águas subterrâneas e superficiais.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 238518
Usuários Online: 538
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!