O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) realizará um mega leilão de veículos em Criciúma. Em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o leilão visa recolocar nas ruas aproximadamente 500 veículos atualmente com restrição judicial, estacionados no pátio do DJ Guinchos. O anúncio oficial será feito nesta sexta-feira (2) pelo governador Jorginho Mello, o presidente do Detran, Kennedy Nunes, e o presidente do TJSC, Cid José Goulart Júnior, durante uma visita ao pátio do DJ Guinchos.
O presidente do Detran, Kennedy Nunes, explicou que os veículos leiloados estão envolvidos em processos judiciais, como disputas administrativas, tributárias e trabalhistas, que os mantêm parados nos pátios por longos períodos. "São processos que demoram 10, 15, 20 anos, e o carro fica lá. Entra bom e sai velho, e enche os pátios", destacou Nunes. O Mega Leilão Renajud permitirá que, após 120 dias de apreensão, os veículos sejam leiloados, com os recursos obtidos sendo destinados a uma conta judicial. Após a resolução dos processos, o dinheiro retorna para o vencedor da causa, proporcionando uma alternativa mais eficaz e econômica do que manter os veículos parados por anos.
A iniciativa faz parte da Operação Limpa Pátios, que visa não apenas liberar espaço nos pátios, mas também eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. O leilão em Criciúma é o primeiro de uma série de nove leilões regionais planejados. Além dos veículos aptos a circular, carcaças serão leiloadas para destruição e reciclagem. Em Criciúma, cerca de 4.000 veículos serão retirados do Pátio DJ Guinchos. Já foram destruídos e reciclados 30.780 veículos em 58 municípios catarinenses. O presidente do Detran enfatizou a importância simbólica do primeiro leilão na região Sul, marcando o fim de um processo histórico e o início de uma nova etapa na gestão de veículos apreendidos.