O governador Jorginho Mello (PL) assina nesta terça-feira (21), às 14h, a ordem de serviço para a elaboração do Plano Estadual de Logística de Transporte (Pelt). O processo terá importante participação da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, comandada por Beto Martins (PL), ex-prefeito de Imbituba e suplente de senador.
O programa vai contemplar os modais rodoviário, ferroviário e portuário. Via de regra, ele seguirá a mesma linha do Plano Aeroviário de Santa Catarina (Paesc), que tem foco nos aeroportos do Estado. Este programa foi contratado no ano passado e os estudos, segundo Martins, devem ser concluídos em junho.
O Pelt pretende traçar um raio-X do setor no Estado e apontar quais são os investimentos prioritários para eliminar gargalos que emperram o desenvolvimento econômico. Os estudos devem ficar prontos em até um ano e meio.
"Vamos ter um instrumento científico para definir quais as prioridades, onde o governo deve direcionar seus investimentos. A ideia é apontar quais os caminhos mais adequados para vencer os grandes gargalos e desafios de Santa Catarina", avaliou Beto Martins ao jornalista Pedro Machado.