A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Tubarão emitiu nesta semana um alerta para focos de raiva encontrados em municípios da região Sul de Santa Catarina.
Nas ações de monitoramento realizadas pelo órgão, foram localizados focos de morcegos da espécie Desmodus rotundus, conhecidos como morcegos hematófagos (morcegos vampiros), em Sangão, Treze de Maio e Jaguaruna.
A Cidasc efetuou as ações no dia 30 de abril, em cumprimento às normas estabelecidas pelo Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal (Dedsa) da companhia.
A atividade é realizada para diminuir as ocorrências de raiva bovina, com base nas instruções normativas, que definem os métodos de monitoramento de abrigos e controle populacional dos morcegos desta espécie. A raiva é uma doença que afeta o sistema nervoso central, transmissível dos animais para humanos, de evolução fatal e não tem tratamento. Na área rural, o principal transmissor da raiva para herbívoros é o morcego hematófago.
O médico veterinário Agnaldo da Silva Serafim e os profissionais Gerson Barbosa da Rosa e Júlio Fortes Matos estiveram em visita aos locais previamente cadastrados no município de Sangão. Nas armadilhas instaladas foram capturados alguns espécimes do morcego hematófago, os quais foram submetidos à aplicação de pasta, intitulada “vampiricida”, cujo objetivo é manter o controle populacional. “Mais importante ainda que as ações de controle populacional, é a vacinação dos animais”, reforça Agnaldo, em alerta aos produtores rurais de Sangão, Treze de Maio e Jaguaruna.