Maneca, como era chamado por todos os amigos e familiares, é natural de Tubarão e há anos vivia na capital paranaense. No último dia 1º, após estar enfrentando alguns problemas de saúde, veio a óbito, e seu corpo foi velado em Curitiba, posteriormente cremado em Joinville/SC. Manoel Marcos Fernandes é primo/irmão do jornalista Ricard Fernandes, diretor da Rede de Comunicação Sul Brasil e do Jornal RD Notícias que sensibilizado com a morte do ente querido deixou aqui registrado uma mensagem de conforto a todos os amigos e especialmente, aos familiares.
Há momentos em que somos confrontados com a necessidade de dar a pior das notícias. É com muita tristeza que comunico o falecimento de meu primo Maneca, que foi durante muito tempo uma luz na vida de todos nós. Seu carisma, sua inspiração, suas postagens nas redes sociais e seu percurso junto das pessoas que amava chega agora ao fim, mas certamente continuará brilhando em nossos corações para sempre.
Sua presença era um raio de luz, de amor e inspiração em nossas vidas. Sentiremos saudades de seus sorrisos, de seu carinho e dos momentos que compartilhamos. Embora você tenha partido, seu legado de bondade e generosidade continuará a nos guiar. Descanse em paz, e que a luz divina console nossa dor.