Ele cresceu. O narrador do icônico meme “Marco Véio”, que fez sucesso na internet há exatos 10 anos e ainda está na memória de muitas pessoas, comprou o primeiro caminhão. A conquista de Leandro Beninca foi publicada nas redes sociais e comemorada pelo agora jovem de 19 anos: “Sonho realizado, só agradecer à minha família”.
Em 2014, a gravação do menino de sotaque forte, que narra a aventura do primo Marcos Martinelli em um carrinho rolimã, na estrada íngreme que leva à casa da avó deles, em Taió, conquistou a internet. A simplicidade e espontaneidade do episódio são as principais explicações para tamanho sucesso, tido como um dos primeiros memes do Vale do Itajaí.
Leandro, que à época tinha nove anos, diz no vídeo: “Pode ‘vim’, Marco. Lá vem o Marcos, descendo o morro da vó Salvelina. ‘Taca-le’ pau nesse carrinho, Marcos. Taca-le pau, taca-le pau, taca-le pau. ‘Mazá’, Marco Véio”. A narração dura menos de 30 segundos, mas foi suficiente para mudar a vida dos envolvidos, como lembrou a avó deles, Salvelina Lenzi:
— Meu sobrinho mandou mensagem perguntando: “Viu que vocês estão famosos? O vídeo dos meninos é só o que dá no WhatsApp”. Uns três dias depois as emissoras de TV começaram a aparecer. Foi uma coisa de louco, eles não planejaram aquilo.
De repente, os meninos viraram celebridades. Foram ao Rio de Janeiro, gravaram músicas, programas nacionais em diversas emissoras do país, viraram garotos-propaganda de marcas mundiais de fast food, celular e até da Fórmula 1, quando viram pessoalmente uma corrida em São Paulo.
Nos aeroportos que tiveram de frequentar para chegar às cidades dos programas de TV, eram parados por passageiros e funcionários que queriam uma foto. Nos bailes gaúchos que Leandro participava por conta das músicas lançadas, não era incomum a plateia deixar o cantor da noite de lado para tietar o menino.
Em paralelo à fama, o garoto de vida simples cresceu em Taió, no interior de Santa Catarina, com um sonho: o de se tornar caminhoneiro como o pai. No mês passado, deu um passo importante para isso ao comprar o primeiro caminhão. No painel, um adesivo não esconde o orgulho dos frutos colhidos após o sucesso do vídeo: “Taca-le pau, Leandro Beninca”, diz a imagem.