O MPSC, por meio da 6ª Promotoria de Justiça da Comarca, que atua na Área da Cidadania e Direitos Fundamentais e na Curadoria de Fundações e Terceiro Setor, está acompanhando os acontecimentos na cidade.
As informações serão analisadas em um procedimento específico. No entanto, segundo o MPSC, nenhuma denúncia foi formalizada devido ao feriado. Qualquer decisão a ser tomada pelo Ministério Público será anunciada a partir de segunda-feira (1º).
A II Mostra Itinerante V Transforma do Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina estava agendada para começar na quarta-feira (27), mas foi suspensa pela organização após a oposição do Poder Executivo ao local do evento.
Produzida pela BAPHO Cultural em parceria com a Adeh (Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade), o festival é um projeto financiado pelo edital Prêmio Catarinense de Cinema, do Governo do Estado de Santa Catarina, via FCC (Fundação Catarinense de Cultura). Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito de Rio do Sul expressou sua posição em relação ao evento LGBTQIAPN+, solicitando que não fossem utilizadas as instalações do espaço público.