O superintendente federal de Pesca e Aquicultura de Santa Catarina, Delcy Norberto Batista, esteve em Jaguaruna nesta terça-feira, dia 12, para uma reunião com os pescadores da região. Participaram pescadores de parelhas de Jaguaruna, Balneário Rincão, Balneário Gaivota e Balneário Arroio do Silva.
A reunião foi articulada pelo representante do deputado federal Ismael Santos na região, Alício Bitencourt.
Durante o encontro, que também contou com lideranças locais, os pescadores apresentaram algumas reivindicações ao superintendente, como a antecipação da pesca da tainha no litoral sul do Estado, a permissão para pescar durante a temporada no Rio Grande do Sul e a liberação da pesca do Parati. O grupo detalhou as principais dificuldades que os pescadores locais enfrentam, principalmente, com o período da pesca da tainha, que é um peixe migratório.
“Entendemos que a região conta com mar aberto, e não tem como depender de um peixe que é migratório e conforme o clima, não tem condições de pegar. Vamos reivindicar que se permita pescar fora das datas estipuladas, pois o pescador depende da meteorologia”, comenta o superintendente.
Ele ouviu as reivindicações e se comprometeu em apresenta-las ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), para buscar soluções que tragam benefícios aos pescadores do litoral sul do Estado. “Ouvimos as reivindicações e achamos que é justo e possível de ser atendida. Vamos levar essas reivindicações ao Ministério da Pesca no próximo dia 19 para buscar êxito nessas situações”, reforça.