Legalmente reconhecida como associação, a Comunidade Empresarial de Oficinas (CEO), em Tubarão, dá mais um passo para transformar a dinâmica do comércio local. Na próxima terça-feira (12), o grupo empossa sua nova diretoria. Um marco importante para a entidade, que se consolidou por meio do programa "Tubarão é Mais", fruto da colaboração entre o Sebrae/SC e a prefeitura municipal.
“É um momento de celebração, em que o grupo toma personalidade jurídica para desenvolver organizações de maneira estruturada, isso faz com que, cada vez mais, o bairro se desenvolva, receba visitantes e clientes, e todos que estão envolvidos na comunidade possam ter um ambiente ainda melhor para se viver”, destacou a analista de negócios do Sebrae/SC, Renata Goulart.
Processo de formação da comunidade
O movimento no Oficinas já acontecia por meio de uma organização que havia entre os empreendedores do bairro. O trabalho do Sebrae/SC iniciou em 2021 com a criação de uma marca para o grupo, hoje reconhecida como o símbolo de um trem, por meio do place branding - processo de construção e gestão de uma marca em um local específico - para, então, iniciarem-se as consultorias ao comércio local.
“Identificamos as principais necessidades do bairro e criamos um ambiente favorável à competitividade do comércio de rua, em face aos desafios de manter e atrair consumidores. Assim, houve o fortalecimento da marca do bairro Oficinas, movimentando a economia da região”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Fernando Vechi.
O desenvolvimento da identidade visual redefiniu o bairro, visando fortalecer tanto o setor comercial quanto os serviços oferecidos. Dessa forma, contribuindo para resgatar a importância histórica do bairro em Tubarão e destacando seu potencial turístico. Iniciando o processo, foram conduzidas consultorias com os empreendedores, focadas em visual merchandising.
Em 2023, os membros da CEO formalizam o estatuto e o CNPJ de uma associação de lojistas. “Por meio do levantamento do perfil dos empresários e dos negócios que aderiram ao projeto, criou-se um núcleo forte para atender as demandas do bairro e dar continuidade às ações, oportunizando ainda a criação de novos movimentos inspirados pelo projeto”, acrescentou o secretário.