Uma indisposição política e administrativa entre o Museu Ferroviário de Tubarão e a Amurel foi criada nesta terça-feira (5). Conforme representantes do Museu, o projeto de restauração da estação ferroviária do bairro Cabeçuda, em Laguna, tem nova previsão de conclusão para o próximo dia 29. Esta nova data foi agendada por técnicos da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), pois a entidade não cumpriu o prazo inicial para o serviço.
Com as melhorias, será possível planejar mais viagens de maria-fumaça para a Terra de Anita. Atualmente, são 250 passageiros que viajam nos vagões, com turistas de diversos lugares de Santa Catarina e do Brasil. Laguna recebeu R$ 650 mil, por meio das Transferências Especiais Voluntárias (TEVs), do governo do Estado, para aplicação na reforma. O dinheiro já está em caixa, mas falta o projeto.
Os passeios de trem para Laguna, com visitação ao Centro Histórico, devem retomar a partir do mês de abril, com melhorias paliativas para que o desembarque de passageiros seja feito de forma segura até que haja definição sobre as obras de restauro. Enquanto isso, o esqueleto do que sobrou da estação é utilizado como ponto de uso de drogas e outros atos ilícitos.