noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Geral

OMS estima que haverá 700 milhões de pessoas obesas em 2025

Publicada em 04/03/24 às 20:08h - 15 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia OMS estima que haverá 700 milhões de pessoas obesas em 2025  Compartilhar a noticia OMS estima que haverá 700 milhões de pessoas obesas em 2025  Compartilhar a noticia OMS estima que haverá 700 milhões de pessoas obesas em 2025

Link da Notícia:

OMS estima que haverá 700 milhões de pessoas obesas em 2025
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

Dia 4 de março foi o Dia Mundial da Obesidade, data de conscientização sobre essa doença que cresce a cada ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em 2025, 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estarão acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade. No Brasil, dados de 2006 da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, mostraram que um em cada 10 adultos viviam com obesidade. Treze anos depois, em 2019, a proporção dobrou para 2 em cada 10 adultos. Ainda com base nessa pesquisa, um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais apontou aumento dos casos de obesidade e sobrepeso entre pessoas idosas. As maiores taxas foram observadas em homens com idades entre 70 a 79 anos. A diretora da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, Cynthia Valério, explica que com o envelhecimento há uma tendência de se perder massa muscular, muitas vezes, sem ganho importante de peso corporal, mas com acúmulo de gordura na região abdominal. Condição que, segundo ela, pode indicar maior chance de complicações relacionadas à obesidade, mesmo com peso corporal normal ou pouco alterado. A especialista alerta, ainda, para o risco do consumo de ultraprocessados, que também está diretamente relacionado ao acúmulo de gordura abdominal e aumento das taxas de obesidade. Para Cynthia Valério, uma das possíveis maneiras de conter o consumo excessivo de ultraprocessados seria sobretaxar esses produtos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, ela é caracterizada pelo excesso de gordura corporal depositada em diferentes partes do corpo. A obesidade é uma doença complexa, influenciada por fatores genéticos, ambientais e psicológicos, e não simplesmente resultado de escolhas pessoais ou falta de vontade. Uma das formas de realizar o diagnóstico é por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). A especialista Cynthia Valério afirma que o IMC é extremamente importante pela praticidade com que ele pode ser aplicado para avaliar a população em geral, mas reforça que também deve ser feita uma avaliação individual, caso a caso. Isso porque podem existir variações relacionadas à idade, gênero, condição metabólica e status hormonal.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 259165
Usuários Online: 223
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!