A Laje da Jagua, em Jaguaruna, está entre os destaques da Secretaria de Turismo de Santa Catarina (Setur) na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa – capital de Portugal – considerada uma das principais feiras do setor no país. O evento iniciou na quinta-feira, dia 28, e encerra neste domingo, dia 3, atraindo expositores de diversos segmentos turísticos de inúmeras regiões do mundo, tornando-se uma grande oportunidade de negócios para os participantes. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) cria importantes oportunidades para a promoção de Santa Catarina como destino nas mais diversas modalidades. É o caso da cooperação que vai fazer de Jaguaruna, e Nazaré, em Portugal, cidades-irmãs. O deputado estadual Estêner Soratto (PL) é um dos integrantes da comitiva de Santa Catarina que está participando da missão organizada pela Setur, em parceria com a Fecomércio, para impulsionar o segmento de turismo do Estado e junto com os representantes da Laje da Jagua, Thiago Jacaré e Bred Oliveira, participa de reuniões e visitas técnicas para agilizar esse termo de cooperação entre Jaguaruna e Nazaré. No domingo, dia 3, a comitiva de Santa Catarina esteve em visita técnica na praia de Nazaré, em Portugal, para conhecer de perto como funciona a metodologia usada para fomentar o turismo local. A articulação ocorre entre Gigantes de Nazaré com suporte da Nazaré Water Fun, que emitiram um convite pra realização da operação técnica que será em duas etapas: em água e terra. Para o surfista Thiago Jacaré, um dos propulsores da Laje da Jagua, essas visitas técnicas são importantes para ampliar o conhecimento e colocar em prática o mesmo processo no Sul do Estado de Santa Catarina. “Participamos de várias reuniões de articulação para fomento do turismo aqui em Portugal e em todas, a Laje da Jagua estava encabeçada como uma das peças-chaves do turismo em Santa Catarina. Agora estamos na articulação para assinar um termo de cooperação para tornar Jaguaruna e Nazaré cidades-irmãs. Estamos fazendo visita técnica em água e amanhã fora da água, para conhecer a logística. O deputado Soratto abraçou essa causa e está à frente destas articulações”, explica o surfista. Segundo o deputado Soratto, é essencial destacar as potencialidades do Sul do Estado na feira. “Desenvolver o turismo da Amurel é uma das minhas bandeiras. Nossa região possui encantos, como a Laje da Jagua e o Fluss Haus Land, que estão sendo exibidos no evento”, destaca. Foram realizadas na feira reuniões de extrema importância para o Estado de Santa Catarina em prol do desenvolvimento da região. A Laje da Jagua foi debatida em vários setores como um dos principais atrativos para alavancar esse segmento. Uma das reuniões foi com o Ministro do Turismo, com o diretor da Embratur e com o diretor do Airport Florianópolis.
Molhes do Camacho
Ao conhecer a estrutura de Nazaré, com os decks na praia, o deputado junto com as demais lideranças catarinenses, debatem a possibilidade de ampliar os molhes no Balneário Camacho, onde está a barra, para incentivar a pesca e o turismo de observação no local.
Circuito de ondas gigantes
Famosa por ter as maiores ondas do mundo, a cidade portuguesa vai possibilitar que a ‘Laje da Jagua’ faça parte do circuito mundial de ondas gigantes. A previsão dos idealizadores é que a etapa catarinense do circuito mundial da modalidade ocorra entre abril e junho deste ano.
A presença da comitiva catarinense em Lisboa, com um estande da Secretaria de Turismo, garante a visibilidade necessária para tornar realidade essa importante atração esportiva em nível mundial, de acordo com Jacaré.