O embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, confirmou presença na Tomada de Laguna. O diplomata é uma das autoridades internacionais que estarão presentes no evento, que deverá contar também com representantes da Itália. O embaixador e sua esposa estarão em Laguna de 22 a 24 de março.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o presidente da Celesc, Tarcisio Rosa, também são esperados, como principais incentivadores do evento.
Além da presença do embaixador Valles e autoridades catarinenses, italianos da cidade de Rieti também são aguardados. Rieti mantém um vínculo especial com Laguna, graças à figura emblemática de Anita Jesus de Ribeiro da Silva, esposa de Giuseppe Garibaldi, que residiu em Rieti entre 26 de fevereiro e 19 de abril de 1849.
A influência de Anita e Giuseppe Garibaldi no Uruguai é profunda e duradoura, sendo reverenciada até os dias de hoje por seus feitos revolucionários. O casal se estabeleceu em Montevidéu em 1841, onde legalizaram sua união na igreja de São Francisco de Assis no ano seguinte. Garibaldi foi nomeado comandante da pequena frota uruguaia, enfrentando a poderosa esquadra naval argentina.
Durante sua estada no Uruguai, Anita e Garibaldi tiveram três filhos: Rosa (1843), Teresa (1845) e Ricciotti Garibaldi (1847). A perda prematura de Rosa aos dois anos de idade por asfixia devido a uma infecção na garganta causou grande dor ao casal.
A Tomada de Laguna promete ser um evento marcante, reunindo personalidades internacionais para celebrar e relembrar a rica história compartilhada entre o Brasil, o Uruguai e a Itália.
Os espetáculos serão realizados nos dias 13, 14, 15, 16, 21, 22, 23, 28 e 30 de março junto às Docas do Mercado Público, ao ar livre, no Centro Histórico de Laguna.
Os ingressos podem ser adquiridos on-line no site https://tomadadelaguna.com.br/ onde é possível escolher as apresentações entre os dias 14 e 30 de março, já que o primeiro dia, 13, está reservado para uma ação solidária.