noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Geral

Lagunense que fundou imprensa catarinense pode se tornar herói nacional

De Santa Catarina, três mulheres figuram na lista: a lagunense Anita Garibaldi (heroína dos dois mundos), a professora Antonieta de Barros (jornalista, professora e primeira deputada negra do Brasil) e a médica Zilda Arns (fundadora da Pastoral da Cr

Publicada em 27/02/24 às 10:13h - 37 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Lagunense que fundou imprensa catarinense pode se tornar herói nacional  Compartilhar a noticia Lagunense que fundou imprensa catarinense pode se tornar herói nacional  Compartilhar a noticia Lagunense que fundou imprensa catarinense pode se tornar herói nacional

Link da Notícia:

Lagunense que fundou imprensa catarinense pode se tornar herói nacional
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

Uma proposta apresentada pelo senador Esperidião Amin (PP) pretende inscrever o nome de Jerônimo Francisco Coelho no Livro dos Heróis da Pátria. O texto precisa passar pelo Senado e pelo Congresso antes de virar lei.

Lagunense, Jerônimo Coelho foi militar e teve destaque na política brasileira nos tempos do império, sendo, por muitos historiadores, considerado como o catarinense mais importante do século 19. Foi deputado, ministro e conselheiro imperial, além de ter presidido (cargo que hoje equivale ao de governador) as províncias do Pará e Rio Grande do Sul.

“Diante da expressiva e exemplar biografia, dos relevantes serviços prestados ao Brasil, como homem público, político, engenheiro militar e jornalista, Jerônimo Francisco Coelho merece ter o seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, iniciativa para a qual espero contar com o apoio dos nobres pares”, justifica Amin, na proposta.

Se for aprovado, o nome de Jerônimo Coelho se juntará a outros influentes personagens da história brasileira, como Tancredo Neves (presidente eleito em 1985, que morreu antes de tomar posse), de Leonel Brizola (ex-governador gaúcho e do Rio de Janeiro), do alferes Tiradentes (mártir da Inconfidência), da Santa Dulce dos Pobres, da médica Nise Magalhães.

De Santa Catarina, três mulheres figuram na lista: a lagunense Anita Garibaldi (heroína dos dois mundos), a professora Antonieta de Barros (jornalista, professora e primeira deputada negra do Brasil) e a médica Zilda Arns (fundadora da Pastoral da Criança). Atualmente, em fevereiro de 2024, existem 71 nomes inscritos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 261185
Usuários Online: 2194
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!