A partir do dia 13 de março de 2024, o município de Laguna, no Sul de Santa Catarina, volta a receber a encenação do espetáculo épico “A Tomada de Laguna”. Apresentado ao ar livre, junto às docas do Mercado Público, no Centro Histórico da cidade, a peça tem cerca de 300 atores e figurantes em seu elenco para contar a história do romance guerreiro entre Anita e Giuseppe Garibaldi, seus ideais e batalhas das quais participaram no Brasil e em outros países do mundo. A superprodução traz a Laguna dois atores nacionais para viverem no palco os personagens centrais da história: Thaís Melchior e Miguel Coelho. O roteiro, escrito pelo historiador Adilcio Cadorin, reconta dois períodos da vida da lagunense Anita Garibaldi, a juventude e a fase adulta, aquela em que se tornou uma heroína.
A jovem Ana de ideais libertários
Nascida Ana Maria de Jesus Ribeiro, foi a terceira de 10 filhos do tropeiro e comerciante Bento Ribeiro da Silva e da dona de casa Maria Antônia de Jesus Antunes. Desde a morte do pai, no fim de sua infância, Ana teve muito contato com o tio paterno Antônio da Silva Ribeiro. Republicano e defensor de uma revolução que colocasse fim à monarquia brasileira, seus ideais de igualdade e liberdade foram aos poucos sendo transmitidos para a jovem sobrinha. No dia em que completou 14 anos, em 30 de agosto de 1835, Ana se casou por insistência da mãe e a contragosto com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar. O casamento foi na Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos da Laguna, a apenas 400 metros de onde o espetáculo será apresentado. Praticamente ao lado, existe ainda hoje a casa onde Ana se arrumou para a celebração. Instalada na Praça Vidal Ramos, tornou-se um museu dedicado à heroína e aberto à visitação. O casamento, descrito por Ana como uma “farsa”, durou apenas quatro anos. Manuel, seu então marido, alistou-se ao exército imperial para combater os revoltosos farroupilhas que lutavam contra a monarquia, abandonando a cidade e a mulher. O espaço deixado por ele na vida de Ana seria muito em breve ocupado por um italiano vindo do Rio Grande do Sul juntamente com os farroupilhas, aqueles que Manuel queria combater.
O romance guerreiro com Giuseppe Garibaldi e o nascimento de Anita heroína
O encontro entre Ana e Giuseppe é uma das cenas mais emocionantes do espetáculo “A Tomada de Laguna”. “Anita, tu essere mia” (você será minha) se tornou a célebre frase-profecia dita por Garibaldi a primeira vez em que estiveram juntos. A paixão foi recíproca e o sentimento registrado em cartas. Foi da relação com o italiano que Ana se tornou Anita, diminutivo de seu nome dado por Giuseppe, que seria seu companheiro de vida e pai de seus cinco filhos. Ao lado dos farroupilhas, Anita foi a primeira brasileira a pegar em armas para defender a república. Seu batismo de fogo ocorreu nas águas do porto de Imbituba, cidade vizinha. Dias depois, a mulher que na época não tinha nem 20 anos de idade, participou da famosa batalha naval no canal de Laguna, perdida pelos farroupilhas para as tropas imperiais, que reconquistaram a cidade. Anita e Giuseppe seguem então juntos para Lages. Ana nunca mais voltaria a pisar em Laguna. Era apenas o começo de tantas batalhas que participariam no Rio Grande do Sul, no Uruguai e na Itália, onde morreu prematuramente aos 27 anos, em 1849, grávida de seu quinto filho. É pela encenação da morte de Anita Garibaldi que o espetáculo “A Tomada de Laguna” se inicia. Pelas duas horas seguintes, conta de forma não cronológica e com inúmeros recursos multimídia e efeitos especiais os feitos que fizeram o casal ser considerado heroína e herói de dois mundos. No próximo capítulo dessa história, contaremos o caminho de Giuseppe Garibaldi do Rio Grando do Sul à Laguna para proclamar a República Catarinense. Não perca!
O espetáculo “A Tomada de Laguna” será apresentado nos dias 13, 14, 15, 16, 21, 22, 23, 28 e 30 de março, sempre às 19 horas, junto às docas do Mercado Público, no Centro Histórico de Laguna. Os ingressos estão à venda pelo www.tomadadelaguna.com.br, onde é possível escolher as apresentações entre os dias 14 e 30 de março, já que o primeiro dia, 13, está reservado para uma ação solidária. As entradas também estão à venda em 23 pontos de 17 cidades do Sul de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul. Em Laguna, há dois locais: a Recanto Surf, na localidade de Mar Grosso, e a Loja Recanto, no Centro.
Onde fica e como chegar em Laguna
Laguna está localizada na região Sul de Santa Catarina, distante cerca de 130 quilômetros de Florianópolis. O aeroporto mais próximo da cidade é o Jaguaruna, a cerca de 50 quilômetros. Para quem for viajar de carro, acompanhe abaixo as distâncias entre diferentes regiões de Santa Catarina a Laguna e as principais vias de acesso.