Os 217 alunos do pré-escolar ao 5º ano da EMEB Pequeno Polegar vão iniciar o ano letivo em um local mais amplo, confortável e seguro do que o espaço que ocuparam até o final do ano passado. Eles vão ser instalados nas dependências do Senai de Capivari de Baixo, em seis salas de aula espaçosas. As demais instalações necessárias serão adaptadas ou compartilhadas.
Os alunos ocuparam durante todo o ano de 2023 o antigo Recreio do Trabalhador, no centro da cidade, imóvel que foi devolvido oficialmente ao Município em fevereiro de 2023 pelo Poder Judiciário de Capivari de Baixo, que ocupava o local há anos. A ideia era de que os estudantes permanecessem no Recreio até que a obra de reforma e ampliação do imóvel da escola Pequena Polegar fosse entregue.
Ocorre que a empresa vencedora da licitação da obra teve reiterados atrasos, foi notificada e, por fim, apesar da tolerância da Administração Municipal, repetidamente não cumpria os prazos. Não restou alternativa à Prefeitura que não o rompimento do contrato, o que aconteceu em novembro de 2023. A obra era para ter sido concluída no final de maio de 2023.
Com o rompimento, a demora na entrega da obra se tornou ainda maior, já que um novo processo licitatório precisou ser feito. Ele será lançado nesta sexta-feira (09). Depois de assinada a ordem de serviço (que deve ocorrer entre 40 e 45 dias), a empresa vencedora terá 180 dias para entregar a obra pronta.
“Diante de todos esses transtornos e demora, buscamos um local mais confortável e seguro aos alunos, professores e demais servidores envolvidos, e as instalações do Senai oferecem esta condição. Além de ficar mais próximo das residências dos pais destas crianças. Temos a certeza que fizemos a melhor escolha”, pondera a secretária de Educação, Marinélia Bonelli Fernandes.
A ano letivo na rede municipal inicia dia 14 de fevereiro.