No próximo dia 7 de fevereiro a prefeitura, através da Secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio fará uma nova audiência pública para apresentar diversos itens do estudo do Plano de Mobilidade Urbana. O evento será no auditório da Amurel, às 16h. Serão apresentados os objetivos estratégicos, ferramentas de planejamento, plano de gestão da demanda, cenários e consolidação da alternativa, apontados no estudo do Plano de Mobilidade. A apresentação ficará por conta de técnicos da Tecnotran Engenheiros Consultores Ltda, empresa vencedora do processo de licitação para elaboração do material. Os trabalhos foram iniciados em março de 2022. O Plano de Mobilidade Urbana é um documento técnico com as soluções mais adequadas e possíveis para os problemas de mobilidade urbana do município e também os encaminhamentos para que a cidade possa ter, no futuro, uma relação mais harmoniosa entre veículos, pedestres, ciclistas e cadeirantes. Os levantamentos, observações técnicas e diversas situações que serão utilizadas na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Tubarão começaram a ser apresentadas em abril do ano passado, em uma audiência pública realizada, no auditório da Amurel. A apresentação dos primeiros diagnósticos foi feita pelo engenheiro Ricardo Mendanha Ladeira, coordenador técnico da empresa Tecnotran Engenheiros Consultores LTDA, de Belo Horizonte, vencedora do processo de licitação para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Foram apresentados ao público os materiais como o inventário completo do sistema viário do município, sistema viário estrutural, as interseções com semáforos e avaliação das calçadas do sistema viário. Um dos trabalhos realizados pela equipe técnica Tecnotran, ao longo dos últimos 12 meses, foi uma pesquisa direta com o público sobre temas como transporte de cargas, uso de bicicletas, origem e destino de cargas, estacionamento (antes da retomada da Área Azul) e principais meios de transporte utilizados.
As etapas da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana
Realizadas:
7 de março de 2022: primeira audiência pública, na Arena Multiuso, para lançamento dos trabalhos do Plano de Mobilidade Urbana. Restante de 2022: leitura técnica, andamento dos trabalhos por parte da Tecnotran Engenheiros Consultores LTDA e reuniões com moradores em bairros e comunidades. 12 de abril de 2023: nova audiência pública, na Amurel, para apresentação dos primeiros diagnósticos.
4ª etapa (próximos meses)
Definição dos objetivos estratégicos e ferramentas de planejamento.
Consolidação das ferramentas de planejamento (estabelecimento das diretrizes para contribuir na permanente aferição e atualização dos mecanismos de planejamento e ações dele decorrentes).
Plano de Gestão de Demanda.
Plano de Gestão e Melhoria de Oferta.