O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, visitou nesta sexta-feira, 19, a cidade de Laguna, onde procurou conhecer a história da heroína brasileira Anita Garibaldi, personagem central da encenação teatral A Tomada de Laguna, que acontece em março próximo.
Segundo informações extra oficiais, o ministro não queria publicidade durante sua estada em Laguna e buscou, com descrição, visitar o municipio sem que fosse percebido.
Ciceroneado pelo historiador e advogado Adilcio Cadorin, o ministro do Supremo passou a manhã no Instituto CulturAnita, acompanhado do Desembargador Paulo Farias, do diretor do Fórum de Laguna, Renato Bratti e do deputado estadual Estener Soratto Júnior com suas respectivas esposas.
Por algumas horas, o ministro Edson Fachin ouviu com muito interesse as explicações de Cadorin sobre a história de Anita e sobre a histórica proclamação da República Catarinense.
Outro aspecto da cultura local que interessou o ministro foi a interação entre os botos e os pescadores de Laguna nos molhes da barra, que fez questão de visitar. Também esteve na Igreja matriz e no museu devotado a Anita Garibaldi, bem como em outros lugares históricos de Laguna.
Na visita à sede do Instituto CulturAnita, Edson Fachin assistiu vídeos das edições anteriores da Tomada de Laguna e um documentário que registrou o sétimo sepultamento de Anita Garibaldi com honras nacionais na Itália.
As autoridades também conheceram a Rosa de Anita e recebeu três livros sobre Anita, botos e a historia de Laguna.