Quase uma centena de pessoas foram as ruas de Laguna nesta terça-feira (16) para realizar um protesto contra a prefeitura. Os manifestantes reivindicavam a volta das linhas de ônibus que eram praticadas pela empresa Lagunatur, antes da paralisação em razão da pandemia de Covid-19 em março de 2020.
O protesto teve início na frente da Igreja Matriz, no Centro Histórico. Após uma caminhada de alguns minutos, os manifestantes se dirigiram até a sede da prefeitura, no Centro Administrativo Tordesilhas.
Segundo a organização, moradores dos bairros mais isolados da cidade dizem estar sendo prejudicados por conta da falta do transporte público, devido a redução dos horários. Além disso, ainda há a possibilidade da suspensão dos serviços por parte da Lagunatur.
A reportagem da UNITVSC entrou em contato com a prefeitura de Laguna, mas não tivemos retorno até o fechamento dessa matéria.
Polêmica no transporte público
A Laguntur ameaçou suspender as atividades no município alegando falta de pagamento por parte da prefeitura. Após uma reunião na última sexta-feira (12), foi acordado que a empresa aguardará o parecer do Ministério Público sem paralisação do serviço, mas com as linhas circulando com horários reduzidos.
Segundo a prefeitura, a não realização do repasse financeiro à empresa, referente ao ressarcimento pelos prejuízos ocorridos no período de pandemia, deve-se à espera do parecer do Ministério Público. A pendência impede a prefeitura de realizar o pagamento, já que a qualquer momento pode haver uma manifestação do Ministério Público a favor ou contra o processo.