A última etapa de concretagem do pavimento por onde passarão os veículos foi finalizada nesta semana. Restam, agora, apenas os guarda-corpos e os guarda-rodas, tradicionais barreiras que protegem e separam os espaços destinados aos pedestres e ciclistas dos veículos, a capa asfáltica das duas pistas e o contrapiso da calçada.
Na margem direita o aterro para acesso à cabeceira da ponte está praticamente pronto. No lado esquerdo a terraplanagem está em andamento e deve ser finalizada em duas semanas. Em ambas as margens o acesso à travessia será pavimentado.
A ponte tem 175 metros de extensão, duas pistas de 3m80 de largura cada, passagem para pedestres nos dois lados e ciclovia de em um dos lados. Com os acabamentos e a barreira de proteção, a estrutura terá 12m80cm de largura. O investimento da Prefeitura é de R$ 21.336.236,15, com recursos do Finisa.
A estrutura é bem visível para quem trafega pela SC-390, rodovia que será conectada ao acesso da ponte na margem direita. No lado esquerdo a ponte será conectada à Rua Plácido Braz Fernandes.
Edison Fernando Peicher de Carvalho
A nova ponte que ligará as duas Guardas tem o nome de Edison Fernando Peicher de Carvalho, líder político da região da Guarda que foi vereador e faleceu em 2014. A homenagem se transformou na Lei 5.589 de 24 de novembro de 2021.