Em nota divulgada no fim de semana, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) se posicionou após a repercussão da decisão de optar pela contratação de uma atriz nacional para a encenação da Tomada de Laguna em 2024.
“A atriz lagunense Lize Souza, que fez este papel desde 2003, foi convidada, entretanto por motivos alheios a nossa vontade, não aceitou participar. Diante da negativa, em meados do ano passado, foi feito um chamamento público para capacitar atrizes locais, que ao final do processo não se adequaram as exigências da produção. Em virtude da necessidade de contratar uma atriz para o papel de Anita Garibaldi, acabamos decidindo por uma artista de renome nacional, que receberá o mesmo cache pago a uma mulher local”, diz o texto.
O espetáculo teatral conta com cerca de 300 atores e figurantes que, com exceção dos protagonistas de Anita e Giuseppe Garibaldi, são todos locais. O evento está programado para acontecer em março deste ano. O instituto divulgará o nome da atriz nacional e informações sobre preços e venda de ingressos na noite da próxima quarta-feira, 10, em live na internet.
O Instituto CulturaAnita informa que foram feitos todos os esforços para contratar uma atriz local para interpretar o papel de Anita Garibaldi na Tomada de Laguna 2014. Chegamos a retardar o anúncio da escolha, priorizando uma artista de Laguna. A atriz lagunense Lize Souza, que fez este papel desde 2003, foi convidada, entretanto por motivos alheios a nossa vontade, não aceitou participar.
Diante da negativa, em meados do ano passado, foi feito um chamamento público para capacitar atrizes locais, que ao final do processo não se adequaram as exigências da produção.
Em virtude da necessidade de contratar uma atriz para o papel de Anita Garibaldi, acabamos decidindo por uma artista de renome nacional, que receberá o mesmo cache pago a uma mulher local.
Convém salientar que todos os 300 atores que estarão no palco, a exceção dos atores nacionais (a escolhida para o papel de Anita conta com mais de 1,8 milhão de fãs nas redes sociais o que multiplicará a divulgação de Laguna no Brasil) serão remunerados e ganharão uma oportunidade de projeção na carreira, além de poder participar da maior encenação épica da história do sul do Brasil.
A Tomada de Laguna é um evento que traz recursos de fora para a cidade na forma do incremento da atividade turística e consequente arrecadação de impostos gerados pela vinda de visitantes. Hoteis e agências de viagens já estão recebendo reservas, e também os restaurantes irão aumentar o movimento durante a realização do espetáculo. Desta forma, empregos são gerados, movimentando nossa economia e projetando ainda mais Laguna em nível nacional e internacional.
Diante destes esclarecimentos que se fazem necessários neste momento em que crescem as expectativas para a Tomada de Laguna 2024, o Instituto CulturaAnita conclama a todos para valorizarem o evento que orgulha os lagunenses e fortalece nossa cultura, gera divisas, empregos e projeta Laguna para o Brasil e o mundo.
Laguna, 6 de janeiro de 2024