A escritora Edla Zim recebeu uma moção de congratulações da Câmara de Vereadores de Jaguaruna pelos relevantes serviços prestados à educação e à literatura catarinense. A moção de autoria da vereadora Aline Vieira Bitencourt foi entregue na sexta-feira, dia 5, durante sessão extraordinária, marcada pela posse do novo presidente da Câmara. “Com sua notável dedicação à causa educacional, tem desempenhado um papel fundamental no enriquecimento do cenário literário local, demonstrando um profundo compromisso com a promoção da leitura e do aprendizado, inspirando não apenas os estudantes, mas também educadores e todos que têm o privilégio de conhecer suas obras. Seu comprometimento e paixão pela disseminação do conhecimento têm impactado positivamente inúmeras vidas em nosso município e região”, cita a autora da moção. A escritora de Tubarão possui oito livros publicados e iniciou um projeto de educação ambiental literário em sua residência no Balneário Camacho, em Jaguaruna. Além do trabalho desenvolvido em prol do fomento à educação literária e à conscientização ambiental, a escritora planeja lançar novas obras. Ela revelou com exclusividade à Folha Regional que está em fase de pesquisas para uma nova literatura infantil em homenagem ao renomado artista de Tubarão Willy Alfredo Zumblick. O livro sobre a vida do artista será escrito em parceria com a museóloga do Museu Ferroviário de Tubarão, Silvana Silva de Souza. “Estamos muito felizes com essa oportunidade de trabalhar essa figura tão importante. Até hoje não existe uma literatura infantil sobre a vida do sr. Willy”, conta Edla, que já obteve a autorização da família do artista para iniciar as pesquisas e a produção da obra que deve ser lançada em 2025.
O artista
Pintor, escultor, relojoeiro e óptico, Willy Alfredo Zumblick nascido em 1913 na cidade de Tubarão, ficou conhecido mundialmente por sua extensa e inigualável obra artística. Deixou um legado imensurável de telas e esculturas, acredita-se que mais de cinco mil obras tenham sido criadas por este artista. Com seu pincel e uma paleta de cores vibrantes e vivas, associadas a uma sensibilidade fora do comum, conseguia transparecer uma linguagem visual tão compreensível como poucos o fizeram. Autodidata Zumblick foi o artista catarinense que dedicou muito tempo da sua pesquisa plástica e pictórica retratando costumes regionais: as festas tradicionais de Santa Catarina, as danças típicas, o Terno de Reis, a Bandeira do Divino Espirito Santo, as Rendeiras, as brincadeiras da infância vindas com os imigrantes. Muitos registros de fatos históricos encontram-se na coleção de obras do artista; fatos como a enchente da cidade de Tubarão do ano de 1974, a Guerra do Contestado, a saga de Anita Garibaldi e o caminho dos tropeiros, foram motivos que o inspiraram durante sua vida. Valorizava as coisas simples, seu trabalho conta com inúmeros retratos de pessoas e personagens comuns, o caboclo, os índios, os festeiros das pequenas comunidades, o boi de mamão, os foliões do carnaval. Estes personagens populares foram desenhados com pinceladas firmes e ao mesmo tempo suaves, fartas em tintas e cores; ele brincava com a luz e com a sombra como se vertessem do seu âmago.
Educação Ambiental Literária
Há poucos meses, em parceria com a professora regente Jeanine Theodoro, da EBM Antônio João Mendes, do Balneário Camacho, Edla Zim promoveu o 1º Encontro Literário em Jaguaruna, onde recebeu mais de 40 crianças do 1º e 2º ano da unidade escolar. Elas organizaram uma tarde de autógrafos com o intuito de despertar o interesse das crianças pela leitura e oportunizar o contato com uma escritora e conhecer o celeiro de toda sua produção. O livro escolhido pela professora foi “A família do Sr. Lagarto” que terá todo o seu processo criativo trabalhado no ano de 2024 em sala de aula. “Fiquei surpresa com o reconhecimento e com o apoio da professora Jeanine e da vereadora Aline, que rapidamente desenvolveram esse projeto e através das madrinhas literárias, todos os alunos receberam o livro. Fiquei emocionada ao pensar que este projeto literário e ambiental pode inclusive entrar para o calendário literário e oportunizar outras crianças a terem essa experiência, esse contato com a literatura”, comenta a escritora. Edla organizou um espaço para visitas técnicas em sua residência no Balneário Camacho, onde também vive o Lagarto Teiú, animal da fauna regional que inspirou seu livro “A Família do Sr. Lagarto”.