A crise no transporte público de Laguna atingiu um novo patamar com a empresa de ônibus Lagunatur anunciando a possibilidade iminente de paralisação de suas operações. A medida extrema, que envolve a redução significativa nos horários de várias linhas de ônibus, foi tomada como resposta à falta de pagamento por parte da prefeitura, que não estaria repassando os valores definidos em um acordo judicial.
A redução de itinerários e linhas de ônibus é uma tentativa da empresa de conter gastos, uma vez que os recursos acordados em processo jurídico não estão sendo repassados pela prefeitura, uma das mais conturbadas financeiramente no último ano. A administração municipal se comprometeu acertar os valores devidos, mas até o momento, conforme informações da própria companhia, nenhum pagamento foi efetuado.
Desde o último dia 20, quando a empresa anunciou a redução, o Executivo teria agendado uma reunião para acertar os valores pendentes. Contudo, mesmo após essa conversa entre o proprietário da empresa, o prefeito e o secretário de finanças, o pagamento prometido para a última terça-feira (2), não foi faturado. O prejuízo acumulado pela empresa gira em torno de R$ 4,8 milhões, resultando em um acordo de parcelamento aprovado pela Câmara de Vereadores.
Atualmente, a Lagunatur está às vésperas do vencimento da terceira parcela desse acordo, que não foi honrado pela prefeitura. Diante disso, emitiu nota afirmando que, se o pagamento não for realizado até o fim do dia de hoje, os primeiros horários de ônibus amanhã serão suspensos, impactando diretamente a rotina dos lagunenses.
Diante da gravidade da situação, a municipalidade se manifestou resumidamente afirmando que o novo secretário de Administração buscará entender e regularizar a situação com a empresa ainda nesta semana. Contudo, a incerteza paira sobre a cidade, e a atenção dos lagunenses é chamada para a possibilidade real de falta de transporte público nas primeiras horas da manhã desta sexta (5).