A estudante, aluna do 8º ano da E. E. B. Gov Aderbal Ramos Da Silva, surpreendeu a todos ao conquistar a medalha de bronze no âmbito nacional e a medalha de prata na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O seu desempenho se evidenciou em duas fases cruciais da competição: a primeira, realizada em 30 de maio, e a segunda, em 7 de outubro. O resultado foi divulgado em 20 de dezembro.
Ela é a única representante das escolas públicas de Tubarão a receber uma medalha nacional. Em uma entrevista emocionante, Fabiana Teixeira, mãe de Sofia, compartilhou sua admiração pela dedicação e perseverança da filha. "Ela tem nos surpreendido muito, porque é muito difícil essa Olimpíada, é um nível nacional. Agora, ela falou que vai se preparar para trazer o ouro na próxima competição", afirmou Fabiana, destacando o comprometimento da jovem em alcançar novos patamares na competição matemática.
Este não é o primeiro reconhecimento que Tubarão recebe na OBMEP. Em 2022, outros dois estudantes da cidade, Sofia Alves e Miguel Medeiros Schmoeler, já haviam conquistado medalhas de bronze na mesma competição. Na ocasião, os dois jovens talentos trouxeram prestígio não apenas para suas escolas, mas também para o nome de Tubarão.