Os trâmites do acesso ao FGTS para as famílias atingidas por alagamentos foram iniciados ainda em outubro, por meio da coordenadoria de Proteção e Defesa Civil. A aprovação de quem poderia sacar o dinheiro ficou por conta da própria Caixa.
Cerca de 15 outras vias atingidas pelos alagamentos não foram aprovadas pelo banco, mas o município pretende entrar com recursos para contemplar também os moradores dessas áreas.
Caso o aplicativo do FGTS recuse o saque por conta do endereço não constar na lista de endereços habilitados, o contribuinte deve ir ao Facilita Tubarão e solicitar a inserção de rua para saque FGTS, com comprovante de residência e documento de identidade.
Outra regra importante é que o morador precisa possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses.
Pode solicitar o saque todo contribuinte que teve sua residência atingida pelo evento de chuvas intensas. A Caixa só considera residência atingida o imóvel utilizado como moradia. Garagem e outros tipos de edificações não se enquadram nessa situação.
Confira aqui o guia de acesso ao aplicativo FGTS.