A prefeita Márcia Roberg Cargnin apresentou um balanço de sua viagem de trabalho a Brasília realizada essa semana. Na Capital Federal, a chefe do poder executivo municipal cumpriu uma série de agendas com o objetivo de resolver algumas demandas de Capivari de Baixo e pleitear recursos para os projetos do município. Ela esteve acompanhada do secretário de Gestão e Fazenda, Mário Latrônico Júnior, e do assessor jurídico Nicolas Santos Vieira.
Os compromissos iniciaram ainda na segunda-feira, 27 de novembro, quando a comitiva capivariense esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A equipe da entidade repassou orientações técnicas sobre ações voltadas ao fortalecimento da gestão municipal.
Na terça-feira (26), a prefeita Márcia e sua equipe estiveram na Câmara dos Deputados, onde visitaram deputados federais catarinenses. Alguns deles se comprometeram em destinar recursos para o município. O deputado Ze Trovão, por exemplo, assegurou que vai viabilizar R$ 350 mil para a construção do pátio dos caminhoneiros.
O deputado Ismael dos Santos também afirmou que pretende contemplar o município com verbas para a Saúde. O grupo passou ainda pelos gabinetes dos parlamentares Darci de Matos, Valdir Cobalchini e Geovania de Sá, que sinalizaram positivamente em destinar recursos para o município no próximo ano.
Duas audiências importantes foram realizadas na quarta-feira (27). A primeira foi com o diretor de Assuntos Federativos da Presidência da República para a Região Sul, Thiago Braga. No encontro, foram tratados sobre a liberação de recursos por meio de convênios já firmados com o município, entre eles, os que contemplam as pavimentações das ruas Ludovico de Melo e Rafael Luciano. A Administração Municipal se comprometeu em encaminhar o mais breve possível as informações solicitadas para a liberação desses recursos.
Em seguida, a prefeita Márcia, o secretário Mário e o assessor jurídico Nicolas participaram de uma reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em que foi apresentado o projeto de um novo acesso às comunidades da Ilhotinha e Cachoerinha a partir do viaduto principal da cidade. As duas localidades foram prejudicadas com as mudanças de sentido nas marginais da BR-101, realizadas pela CCR Via Costeira no final de julho.
A ANTT orientou o município a pleitear auxilio junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a construção dessa nova via. Durante a reunião, os representantes da Agência se sensibilizaram com a situação das comunidades após a mudança de sentido das marginais e se comprometeu em estudar a possibilidade de retornar ao sistema de mão dupla apenas no trecho de cerca de 550 metros, entre o viaduto de acesso principal e a primeira entrada da Ilhotinha. A medida será avaliada pelos técnicos do órgão.
Ainda na quarta-feira, o grupo esteve no Senado Federal visitando os gabinetes dos senadores Esperidião Amim e Jorge Seif. Aos parlamentares também foram apresentados os projetos que estão sendo planejados para o município e pleiteados recursos. Entre os principais, aos quais ambos os senadores se comprometeram em trabalhar para viabilizar, estão o enrocamento de mais dois trechos e a macrodrenagem do Rio Capivari e o desassoreamento do Rio dos Pregos.
A comitiva retornou à Capivari de Baixo na última quinta-feira, 30 de novembro. “Foi uma viagem de trabalho muito produtiva. Visitamos muitos deputados e senadores que se comprometeram em destinar recursos para o ano que vem e auxiliar nos nossos projetos. Estamos trabalhos pelo crescimento do nosso Capivari de Baixo”, destaca a prefeita Márcia.