noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Geral

Temperatura acima da média e forte atuação do El Niño: confira como será o verão em SC

A estação mais quente do ano inicia no dia 22 de dezembro e termina no dia 20 de março

Publicada em 30/11/23 às 18:44h - 17 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Temperatura acima da média e forte atuação do El Niño: confira como será o verão em SC  Compartilhar a noticia Temperatura acima da média e forte atuação do El Niño: confira como será o verão em SC  Compartilhar a noticia Temperatura acima da média e forte atuação do El Niño: confira como será o verão em SC

Link da Notícia:

Temperatura acima da média e forte atuação do El Niño: confira como será o verão em SC
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

O verão 2023/24 promete ser quente em Santa Catarina. De acordo com a previsão climática divulgada pela Epagri/Ciram para o próximo trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro), a temperatura no Estado deve ficar acima da média climatológica. A estação mais quente do ano inicia no dia 22 de dezembro e termina no dia 20 de março de 2024. “Especialmente nos meses de janeiro e fevereiro, as massas de ar quente devem atuar com maior frequência e duração sobre o estado. Isso resulta em dias consecutivos de temperatura alta, inclusive no período noturno”, informa a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram. Ondas de calor também são esperadas para a estação. Chuva diminui em janeiro. A previsão de chuva durante o trimestre fica próxima a acima da média climatológica. Em dezembro, o fenômeno ocorre de forma irregular, associado ao processo de convecção (característica de verão), com pancadas de chuva passageiras e isoladas devido ao aquecimento da tarde, mas ainda deve ser frequente e com totais elevados. “Em janeiro e fevereiro, os totais de chuva diminuem em Santa Catarina e ficam mais próximos da média”, destaca a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram. O destaque dos próximos meses será a atuação do fenômeno El Niño com intensidade forte, atingindo o pico máximo neste verão. Essa condição mantém o risco de eventos extremos, com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania. O El Niño persiste durante todo o verão 2023/24 e o outono de 2024. Em outubro e novembro de 2023, a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) seguiu elevada em todo o Pacífico Equatorial. A anomalia positiva esteve em torno de 2,0°C, chegando a 2,5°C a 3,5°C em novembro.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 259479
Usuários Online: 529
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!