noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Geral

Sexto tornado em apenas um mês é confirmado em Santa Catarina

Fenômeno ocorreu em Rio das Antas, no Oeste, e provocou danos em pomar e destruiu parcialmente um galpão

Publicada em 30/11/23 às 18:42h - 16 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sexto tornado em apenas um mês é confirmado em Santa Catarina  Compartilhar a noticia Sexto tornado em apenas um mês é confirmado em Santa Catarina  Compartilhar a noticia Sexto tornado em apenas um mês é confirmado em Santa Catarina

Link da Notícia:

Sexto tornado em apenas um mês é confirmado em Santa Catarina
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de mais um tornado no Estado, o sexto apenas neste mês de novembro. O caso mais recente foi em Rio das Antas, no Oeste, na terça-feira (28). O tornado atingiu a comunidade de Salto Rio das Pedras onde foram relatados destelhamentos, danos em um pomar e destruição parcial de um galpão. “Estes danos estavam associados à atuação de um possível tornado. Quando analisadas as imagens do radar meteorológico de Chapecó, não foi possível identificar nuvens de tempestades severas, nem assinaturas típicas destes eventos nos campos de vento. Entretanto, o sistema pode ser identificado nos vídeos amplamente divulgados nas redes sociais, que mostram um tornado de intensidade fraca. As imagens mostram um funil compacto, com ventos organizados e rotativos, levantando poeira e detritos ao redor do funil. A rotação, embora evidente, caracteriza-se por uma intensidade mais baixa, se dissipando em um curto período de tempo”, explicou a Defesa Civil. A avaliação deste fenômeno gera uma confusão bastante comum, devido a similaridade, em primeira impressão, com um redemoinho. O Prof. Dr. Ernani De Lima Nascimento, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em tempo severo, afirma que o evento é de fato um tornado. Ele explica que a dinâmica do vórtice observado é característica deste tipo de fenômeno, e que o ambiente úmido é incompatível com um redemoinho de céu claro. Sobre a ausência de uma tempestade severa, o professor explica: “A nuvem que o produziu não precisa ser necessariamente uma supercélula, o que pode explicar a ausência de assinaturas típicas de supercélula nas imagens de radar. Estes casos são praticamente impossíveis de alertar justamente pela ausência das assinaturas típicas”.

Cidades onde também ocorreram tornados em SC neste mês:

Cunha Porã, em 6 de novembro;
Tubarão, em 11 de novembro;
Itá, em 16 de novembro;
Urupema, em 16 de novembro;
Balneário Gaivota e Sombrio, em 18 de novembro.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 242700
Usuários Online: 2810
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!