Jaguaruna entrou para o radar da norte-americana Wyndham Hotels & Resorts, maior empresa de franquia de hotéis do mundo, com mais de 9,1 mil empreendimentos em 95 países. A empresa anunciou dois novos projetos hoteleiros no Brasil e escolheu as cidades de Jaguaruna e Imbituba para a construção dos hotéis de luxo. O anúncio reforça a estratégia da gigante hoteleira norte-americana de expandir sua atuação no país – hoje, já são 37 empreendimentos. Os dois projetos serão capitaneados pela empresa FS Empreendimentos e vão requisitar aporte estimado em R$ 300 milhões ao longo dos próximos cinco anos. Ambos serão administrados pela Trul Hotéis, operadora multimarcas brasileira. Jaguaruna terá a bandeira Ramada by Wyndham, marca com mais de 800 hotéis no mundo. O empreendimento será construído no Balneário Camacho, com investimento de R$ 150 milhões. De acordo com os investidores, a comercialização começa no segundo semestre de 2024, por se tratar de um empreendimento de multipropriedade. As obras estão previstas para iniciar em 2026, com conclusão para 2028. Na última semana, os representantes da franquia norte-americana e da construtora estiveram em Jaguaruna para apresentar o projeto ao prefeito Laerte Silva dos Santos. A apresentação foi liderada pelo investidor Shane Célia Sá, diretor da FS Empreendimentos. “Jaguaruna é uma cidade promissora, com turismo inexplorado, o que potencializa a região. Este será um investimento 100% privado. A contrapartida do município será o apoio para que o desenvolvimento do turismo aconteça”, afirma o investidor. “Entramos com tudo nesse projeto e queremos colocar o pin de Jaguaruna no mundo e ajudar a cidade a crescer e gerar emprego e renda”, diz Luciana Lukuzu, representante da global Wyndham. “O turismo vai ser um propulsor para o crescimento de Jaguaruna, e ficamos felizes em saber que essa rede hoteleira de renome internacional quer investir na nossa cidade”, afirmou o prefeito após reunião com os empresários. O Ramada by Wyndham Jaguaruna Hotel terá 88 apartamentos, com possibilidade de ampliação. Além disso, terá um parque aquático indoor, lobby amplo, praça de alimentação, academia, sala de convenções e eventos, rooftop, piscina com borda infinita, pub para hóspedes, garagem eficiente e sistema de tratamento de efluentes privado, valorizando o cuidado com o meio ambiente. A Praia do Rosa, em Imbituba, reduto de beleza naturais, surfistas e amantes da slow food, ou gastronomia contemplativa, vai receber o primeiro hotel da marca Dazzler by Wyndham no Brasil, bandeira referência na Argentina, Uruguai, Paraguai e Peru. O Dazzler by Wyndham Praia do Rosa Hotel terá inicialmente 44 apartamentos com perspectiva de ampliação para crescer em mais 30 unidades. De acordo com o diretor-presidente da Trul Hotéis, Alejandro Moreno, operadora que administrará os empreendimentos, a chegada de mais dois novos projetos em destinos de lazer visa, além de fortalecer a marca, contribuir com a expansão do turismo de Jaguaruna e Imbituba. “A experiência da Trul no mercado, focada em inovação, no atendimento humanizado aos clientes e na excelência em hospitalidade, será essencial para alavancar os dois empreendimentos e fomentar o turismo de lazer no litoral de Santa Catarina.” Conforme Moreno, os dois empreendimentos contarão com desafios diferentes, já que um está em destino pouco explorado de forma turística, e o outro está em um dos lugares mais conhecidos do Brasil. “Em Jaguaruna, nosso objetivo principal será desenvolver o destino, mostrar ao público o que a cidade oferece, além de capacitar mão de obra para o serviço hoteleiro, implementando práticas ESG para que o hotel seja abraçado principalmente pela comunidade local. Já na Praia do Rosa, a nossa missão é consolidar a marca do empreendimento, que é bem conhecida na América do Sul. Por isso, queremos trazer para a região um padrão de qualidade da hotelaria internacional”, destaca o diretor-presidente. A Ramada by Wyndham é uma das mais renomadas marcas internacionais, presente em mais de 70 países e com mais de 800 propriedades em todo o mundo, em importantes polos econômicos, industriais e de turismo. Tem presença em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Cancun, Buenos Aires, Lima, Orlando, Nova Iorque, Lisboa, Istambul, Dubai, entre outros. Trata-se de uma marca de categoria midscale, destinada ao público de negócios e lazer desde 1954. Na América Latina e Caribe, já são 25 unidades Ramada by Wyndham, o que representa mais de 3,4 mil unidades habitacionais, sendo que o Brasil responde por 40% desse total.