noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Geral

Câmara de Capivari alerta para prevenção, conscientização e direitos da pessoa com câncer

Ação de conscientização aconteceu na noite da última terça-feira (31), no plenário da Casa Legislativa

Publicada em 02/11/23 às 08:48h - 18 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Câmara de Capivari alerta para prevenção, conscientização e direitos da pessoa com câncer  Compartilhar a noticia Câmara de Capivari alerta para prevenção, conscientização e direitos da pessoa com câncer  Compartilhar a noticia Câmara de Capivari alerta para prevenção, conscientização e direitos da pessoa com câncer

Link da Notícia:

Câmara de Capivari alerta para prevenção, conscientização e direitos da pessoa com câncer
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )
Pensando em fomentar a prevenção contra o câncer de mama, próstata, infanto-juvenil, entre outros, a Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo, por meio da Procuradoria da Mulher, realizou na noite da última terça-feira (31), no plenário da Casa Legislativa, uma ação de conscientização, prevenção e direitos da pessoa portadora de câncer.


“Segundo o inca, só neste ano, a previsão é que nosso estado registre 39.600 novos casos de cânceres. A projeção traz a expectativa do triênio até 2025, quando o estado deve totalizar mais de 118 mil ocorrências. Os números são alarmantes e para que as estatísticas diminuam nos próximos anos, a prevenção e conscientização são primordiais. Por isso, esta Casa Legislativa, por meio da Procuradoria da Mulher, não poderia deixar de realizar esta ação”, destaca a presidente da Câmara e procuradora da mulher, Bia Alves.


Logo após a abertura, a prefeita Marcia Roberg, em seu pronunciamento, destacou as ações realizadas pelo executivo em relação ao outubro rosa, mas pontuou que ainda falta procura. “Não podemos só pensar em se vestir de rosa, decorar os espaços, mas antes de tudo, devemos nos cuidar. Assim, realizamos em dois sábados, atividades relacionadas à saúde da mulher. Foram realizados 110 preventivos no primeiro dia de evento. Um número baixo em comparação ao público feminino da cidade. Nossa esperança é que as demais já tenham se cuidado, também. Nossa vida é o bem mais precioso, então, temos que nos cuidar, se olhar e se tocar”, reforça ela.


Conforme enfatizou a palestrante Lisienny Campoli Tono Rempel, coordenadora do programa diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil da Casa Guido, “no Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte por doença no público de 01 a 19 anos. Em Santa Catarina, nos próximos três anos, existe uma estimativa do Inca, que cerca de 1200 crianças e adolescentes ainda sejam diagnosticados. Para esta faixa etária não existe prevenção, pois é fruta de mutação genética. Desta forma, é necessário realizar o diagnóstico o mais rápido possível. Isto resgata a possibilidade de vida”, frisa.


A doutora Michela Luz, médica e farmacêutica, também fez questão de enfatizar a importância da população procurar o serviço base de saúde oferecido no município. “Temos muitos recursos, mas muitas vezes nos decepcionamos. Abrimos as portas nos finais de semana para atender um público maior e quem trabalha, mas não recebemos retorno da população. Na novela da vida, a prevenção é a grande estrela. Além disso, conhecer os fatores que aumentam as chances de desenvolver essas doenças permite que as pessoas possam evitá-las, melhorando a qualidade de vida e reduzindo as chances de adoecer”, salienta.


Entre os principais fatores de risco estão: tabagismo, alimentação não saudável e ingestão de bebidas alcoólicas. Radiação, infecções, exposição ocupacional a agentes cancerígenos e sedentarismo também estão relacionados ao câncer.


“Adotar hábitos saudáveis, evitando a exposição a fatores de risco, é a principal maneira de se prevenir contra o câncer e outras doenças, como cardiovasculares, respiratórias crônicas, renais e diabetes”, explica a dra. Michela.


Fé e superação marcam história de Maiara Westrup


Essa poderia ser apenas uma história sobre a luta contra o câncer de mama contada no evento, mas é sobretudo, um exemplo de fé e superação. Maiara Westrup, empresária e moradora de Capivari de Baixo, descobriu a doença em 2020. “Sempre fui muito focada no trabalho, nunca fui ligada na questão da saúde. Mas eu também nunca senti nada no meu corpo. Temos uma vida acelerada e sempre pensando no outro. Até que veio a pandemia, a escola foi a primeira a fechar e a última voltar. E eu segui pensando no outro, nos pais, nas crianças, nos colaboradores e em manter os compromissos de empreendedora em dia. Com isso, a responsabilidade só aumentou e o corpo não aguentou”, detalha.


Segundo Maiara, a descoberta do câncer foi na sua própria casa, sentada no sofá vendo série, através de uma coceira na mama direita. “Na hora que coloquei a mão eu já senti que não era uma nódulo pequeno, mas uma catástrofe, quase 6 centímetros”, conta.


Mesmo com a doença, Maiara não se abalou e teve que ser forte, sempre pensando na família e nas crianças da creche. “Na etapa do tratamento, para que os pequenos não estranhassem, eu ia antecipando o que aconteceria em forma de histórias lúdicas. Por exemplo, a quimioterapia, disse que faria o sorinho da cura, mas que ela poderia mudar todo o meu corpo, como ficar sem o cabelo. Mas que eles poderiam ficar tranquilos, que eu iria virar várias princesas. A cada dia que eu fosse na escola, escolheriam uma peruca e fariam um teatro. E foi assim que fiz, sendo minha energia diária”, comenta.


Depois de 16 quimioterapias, Maiara recebeu a notícia que obteve 100% da cura do tumor. E neste ano, finalizou a radioterapia. “Com a graça de Deus eu venci o câncer. Quanto antes a gente descobrir e se cuidar, melhor. E mais uma vez ficou provado que, tendo positividade, fé e ciência, você tem tudo. Hoje, a prioridade é a minha saúde”, ressalta.


Com o objetivo de trazer informação de forma ampla, quem também trouxe conhecimento no evento foram: Schneider Neves, assistente do programa diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil da Casa Guido (explanou sobre a atuação da instituição); Ana Ana Paula Guimarães, advogada da Casa Guido (destacou sobre os direitos da pessoa portadora de câncer); Fernanda Antunes, fisioterapeuta, (frisou sobre a importância da fisioterapia com auxílio na recuperação físico-funcional dos pacientes); Nathália Clemêncio, psicóloga (abordou da necessidade do cuidado do corpo e da mente para o equilíbrio e bem-estar que está realizando o tratamento do câncer); e Stefani Souza, empresária do ramo de alimentação (mostrou que se alimentar de forma saudável não é caro como as pessoas pensam e traz benefício à saúde).


Também participaram do evento, as vereadoras Edcarla Bitencourt e Heloísa Cardoso, além da secretária de desenvolvimento social, Tayse Alves; da diretora de referência e assistência social, Marilene Duarte Cardoso; do padre Eduardo Bittencourt; munícipes; e servidores.


No final do evento, a presidente agradeceu aos presentes e palestrantes e disse que “nunca sabemos o quanto uma história ou dica pode impactar alguém, mas se com este evento de hoje, ajudarmos ao menos uma pessoa, tenho certeza que valeu a pena”, finaliza Bia Alves. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 241686
Usuários Online: 2319
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!