A Defesa Civil do Estado alerta que chuvas mais intensas devem ocorrer em várias regiões a partir desta sexta-feira (27). Em Tubarão, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil segue de prontidão para eventualidades.
A instabilidade dos próximos dias é causada por um sistema de baixa pressão associada ao fluxo de ar quente e úmido vinda da região amazônica. Na sexta-feira (27) à tarde, a chuva já atinge, com intensidade moderada, a região Oeste do Estado se deslocando para as demais regiões. No sábado (28), a chuva ocorre em todo o Estado. Já no domingo (29), a instabilidade permanece em todas as regiões, mas com chuva mais concentrada no Oeste.
Tubarão já teve, desde o início deste mês de outubro, 396 mm de chuva, superando a quantidade de maio de 2022, quando ocorreram 386 mm e o Rio Tubarão chegou a transbordar, trazendo grandes prejuízos materiais por causa da enchente.
A média histórica para outubro em Tubarão é de 110 mm de chuva. O volume da precipitação deste mês foi mais do que o triplo, o que quase repetiu os problemas de maio de 2022. A diferença é que no ano passado a precipitação, embora tenha sido um pouco menor, ocorreu em um intervalo de poucas horas. Agora em 2023 choveu mais, mas em um intervalo maior de dias.
Neste evento recente, o nível máximo do Rio Tubarão chegou a 5,85m acima do nível normal, o que causou alagamentos em áreas mais baixas. Com isso, 250 pessoas procuraram os abrigos públicos e mais de outras três mil desalojadas procuraram casas de amigos ou parentes