Em obras desde 2014, o Centro de Inovação Sigma Tech Park, em Tubarão, está pronto para iniciar as operações.
Após aprovação do habite-se do Corpo de Bombeiros e outras questões que estavam pendentes, a expectativa é que o local seja oficialmente inaugurado até o final da primeira quinzena de dezembro deste ano. “Agora só depende da agenda do governador, mas a previsão é até o final da primeira quinzena de dezembro”, afirma o diretor executivo do Sigma Tech Park, Luiz Antonio Duarte.
"O Centro de Inovação vai só implementar essa questão de tecnologia que está em expansão na nossa cidade. Recentemente chamamos o grupo que está gerindo o Sigma Park para verificar alguns entraves da parte da prefeitura, que já resolvemos. De nossa parte já está liberado. Agora só falta algumas questões com o Estado, e ainda este ano ele será inaugurado", confirmou o prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes.
Com mais de 90% de ocupação contratual assinada, o espaço para geração de ideias, negócios, tecnologias e produtos a estrutura tem todas as variáveis necessárias para se tornar uma capital de inovação e tecnologia do Brasil e do mundo.
“O Sigma Park deve ser o farol de iluminação e ponto de encontro de todas as iniciativas de inovação, tecnologia e empreendedorismo da cidade e região. O seu principal benefício é a conexão entre os ativos de inovação da região”, afirma o diretor executivo do Sigma, Luiz Antonio Duarte.
O Instituto Rota Sul, formado pela Acit, Ajet e Fundação Unisul, fará a gestão do local. “Nossa expectativa é de que o Centro de Inovação mude o ecossistema de tecnologia e inovação da cidade. E já estamos vendo isso acontecer”, disse o presidente da Acit, Gean Carlo de Bom da Silva, no dia do lançamento do edital para ocupação das salas do Sigma. Ele lembrou que isso se reflete em oportunidades de emprego, geração de riqueza e retorno aos empresários, fazendo com que todos ganhem.
Serão 26 salas disponíveis, sendo que há grande procura pelos espaços. Com isso, se espera em um segundo momento, buscar a ampliação do equipamento. O Sebrae, que está há 20 anos no mesmo endereço em Tubarão, é uma das empresas que irá ocupar uma sala no Sigma Park.
Desde que o Centro de Inovação foi concebido em Tubarão, em 2012 e com início das obras em 2014, os investimentos chegaram a R$ 12 milhões com recursos do Governo do Estado e uma contrapartida da prefeitura de Tubarão.