O Porto de Imbituba receberá cerca de R$ 230 milhões em investimentos para ampliar sua infraestrutura e aumentar a eficiência na movimentação de cargas. Nos últimos dez anos, o complexo portuário cresceu 186% na tonelagem movimentada, ultrapassando as 7 milhões de toneladas anual, e segue com perspectiva de atração de novas operações, que podem significar um incremento em torno de 3 milhões de toneladas. “Essa perspectiva de crescimento demanda a ampliação da infraestrutura, pois, nas condições atuais, a movimentação portuária ainda pode crescer de 10% a 15%”, explica Luís Antonio Braga Martins, diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba. “É nesse contexto que nossa agenda de trabalhos mira a qualificação da frente de atracação, aproveitando o ótimo acesso ao porto, e ações para maior eficiência operacional, como automatização e novos processos, com o apoio do governo de Santa Catarina”, complementa Braga. O canteiro de obras já toma forma com o início da recuperação do Cais 3, um dos três atracadouros presentes no porto. O local também será ampliado e representa um aporte em torno de R$ 95 milhões da Autoridade Portuária, previsto para ser concluído em 2025. Após as melhorias, já está na pauta o aprofundamento do berço. Conforme explica o presidente do porto, “esses investimentos são fundamentais para utilizar o berço em toda sua potencialidade, permitir o recebimento de navios maiores e a instalação de equipamentos de movimentação mais ágeis e modernos”. Na outra margem da área entre berços, a derrocagem (retirada de rochas submersas) do início do Cais 1 terá seu processo licitatório relançado até fim deste mês. Já o Cais 2 receberá uma estrutura de amarração de navios, chamada dolfim, até 2024. A execução dessas obras permitirá o atendimento simultâneo de três navios no local, passando dos atuais 660 metros de cais linear nos dois berços para 710 metros. A proteção do porto pelo molhe de abrigo também será incrementada com a restauração e reforço do local. A obra estimada em R$ 100 milhões foi contemplada para receber recursos do governo federal. Além da requalificação da estrutura existente, está em fase de estudos o aproveitamento do costado do Cais 2, área hoje sem uso, para implantação de um novo berço destinado à operação de granéis sólidos. Na área entre berços, a Autoridade Portuária busca identificar a possibilidade de criação de um novo atracadouro, transversal aos cais existentes. Para isso, emitiu este mês os termos de autorização para que duas empresas interessadas em doar o projeto básico de engenharia para implantação do novo cais possam iniciar seus estudos. A proposta é que o espaço seja utilizado prioritariamente para navios de granéis líquidos e carga geral. No campo da automação tecnológica, o Porto de Imbituba está investindo na implantação de um sistema de energia fotovoltaica. Também está em curso a compra de duas novas balanças rodoviárias, aquisição de novos servidores, construção de novo data center de última geração e melhorias na automação dos gates.